terça-feira, dezembro 20, 2005

Cartinha Papai Noel 2


Querido Papai Noel;
Pensei melhor e acredito que, diante de todas as escolhas que você terá que fazer para determinar quem merece qual presente, você deve levar em conta algumas regras básicas.
Daí fiquei imaginando qual seriam essas "regras básicas" e me lembrei de tais de Mandamentos que foram enviados pelo Big Boss há algum tempo e, como toda ordem, não eram para serem discutidas, mas cumpridas. Portanto:
- Amar a Deus sobre todas as coisas: olha, isso vai muito do conceito que cada um tem de Deus. Sei, sei, o Único, o Indiscutível e tantas outras coisas. Mas, em um conceito muito particular, prefiro vê-Lo não "sobre todas as coisas", mas sim "em todas as coisas". Sabe como é, Noel, Ele é meio sem forma, meio etéreo e nós, reles mortais, sempre precisamos de alguma relação. Como qualquer relação com Ele seria, no mínimo, defasada, prefiro imaginá-Lo em todas as coisa... afinal de contas, foi Ele mesmo que criou tudo, não foi?
- Não tomar Seu santo nome em vão: pelamordedeus, ops,..... acho que se tratava sobre isso. Mas vou me defender. Li, em algum lugar, que Deus tem um nome e que acontece alguma coisa com quem o pronunciar e alguma coisa com essa existência se o tal nome for pronunciado. Sendo assim, cumpro esse à risca.
- Guardar domingos e festas: tá bom, mas guardar pra que? Para o descanso? o ócio? Prefiro guardá-los, tal qual um pedacinho de cada dia, para curtir a patroa, as crianças e, pq não, para mim. Olha, a semana toda é essa correria, essa loucura, portanto, guardo o domingo para a soneca mais demorada, para o copo de vinho mais degustado, para o cozinhar o prato especial, para o sofá, para o bate-papo sem conseqüência, para fazer a vida valer mais a pena. Mas isso não é guardar, é gastar e, Noel, olha meu amigo, gasto cada domingo e cada festa.
- Honrar pai e mãe: vamos partir do pressuposto que pai não é quem faz, mas quem cria (ou, atualmente, quem registra). Agora mãe, nem sinônimo tem, portanto é essa mesmo e acabou. Uma amiga disse outro dia que a gente passa a vida brigando com pai e mãe, dizendo que eles não nos entendem e, quando os perdemos, choramos sua falta. É... ninguém nos entende mesmo.
- Não matar: aqui o Chefe estava se referindo ao ato propriamente dito ou a vontade de esganar alguém já fere o mandamento? Veja bem, não é questão de que algum dia vou chegar às vias de fato e mandar alguém para o "outro lado da porteira", mas vamos e venhamos, quem escreveu esse mandamento não sabia o que a gente ia passar nesse século... não tinha a menor idéia...
- Não pecar contra a castidade: Noel, sinto ser eu a te dar essa notícia, mas sabe pq as seitas satânicas acabaram? Pura falta de virgem para sacrificar. Verdade meu bom velhinho. Virgem hoje é signo e olhe lá. Mas não sejamos drásticos. Depois do "ninguém é de ninguém" dos anos 60, do "lavou tá novo" dos 70 e das maluquices subseqüentes, o pessoal tá mais calmo. Tem até umas meninas dizendo que vão casar virgens. Sinceramente acho que elas não querem é casar... mas essa é outra história.
- Não furtar: sabe para mim qual o pior dor roubos: o de idéias. Fico p da vida quando a gente tem uma idéia, desenvolve alguma coisa e qualquer cara de pau vem e diz que é dele. Nesse passo, nem saber roubar eu sei.
- Não levantar falso testemunho: uma mentirinha para salvar a pele de algum amigo vale? Num pode? Mas foi por uma boa causa... O que? Os fins não justificam os meios. Tá bom...Mas você vai prometer pra mim que vai contar isso também lá em Brasília...
- Não desejar a mulher do próximo: ah, deixa eu fazer uma perguntinha antes de responder essa. Que catso de machismo é esse nesses mandamentos? Nós homens não podemos desejar a mulher do próximo, mas as mulheres podem desejar o homem da próxima? Que liberdade é essa com essa mulherada? Nada disso, não vem dizer que vale também para elas... o texto mandamental é claro: desejar a mulher do próximo. Ou seja, elas podem sair por aí desejando, se fazendo desejadas e nós, varões, temos que ficar com a Oração de São Cipriano decorada na cabeça? Ah, tenha dó...
- Não cobiçar as coisas alheias: olha vamos definir cobiçar? Invejar eu não invejo, mas dar uma olhadinha e pensar que algum dia posso também ter isso... que, isso é cobiçar? Pô, mas peraí, isso é ter pensamento positivo e força de vontade... não, cobiçar, mesmo...xi..........
Bem, querido Papai Noel, acho que continuo em sua listinha de pendências e, apostando - cada vez mais - na criatividade de seu presente.