quinta-feira, abril 27, 2006

Celular pré-pago

Em um encontro outro dia, com um dos profissionais que mais admiro, um Grão-Mestre da Sabedoria Vivida, que explicita, sem vergonha e com toda verdade, seu conhecimento adquirido batendo perna por esse mundo afora, finalmente consegui entender o que é o celular pré-pago.
Normalmente (se é que algo nessa vida pode ser chamado de normal), quanto mais se compra de um determinado produto, mais barato fica o preço unitário. Igualmente se aufere algum desconto para pagamentos antecipados. No celular pré-pago é diferente.
No celular normal (???) você faz suas ligações e ao final do mês recebe uma conta onde está explicitado quantos minutos você ficou com esse aparelho dos infernos na orelha (obviamente obrigando também que outra pessoa ficasse da mesma forma - a não ser, claro, que vc seja como eu e tenha o hábito de usar a desculpa do celular que tocou para sair de algum lugar chato. Sabem como é, palestras econômico-financeiras, jantar da prima solteira, bingo do condomínio, curso de pintura em porcelana, churrasco do cunhado... todas essas atividades verdadeiramente essenciais para a sobrevivência da raça humana no planeta e nas quais subitamente você estremece, solta um "nossa esqueci que deixei o celular no vibratório", pega o aparelho, coloca na orelha e fala "alô.... claro, olá senhor ministro, como está? sim, claro que posso falar, apenas um minuto", daí cobre o aparelho com a mão para ninguém ver que está até mesmo desligado, pede licença e sai do local "alô, sim ministro, desculpe,..... imagina.... claro que posso ir, imediatamente", coisas assim).
Mas voltando que isso não foi um parênteses, mas uma outra crônica enxertada... ô Sérgio, que coisa...
Enfim: a conta do celular diz quantos minutos de serviços foram usados, o quanto você irá pagar por isso e dá uma idéia da bronca que tua mulher vai levar assim que você chegar em casa, afinal de contas quantas vezes você já não falou pra ela que celular é para emergência, não para ficar discutindo receita de empanado com a mãe - se pelo menos ela fizesse o raio do empanado depois.....
O legal de toda história é que nunca ninguém usou a quantidade de minutos que está expressa na conta. A operadora está sempre cobrando a mais, com total e absoluta certeza. Ladrões, sem vergonha! Agora, como você não tem a menor condição de provar que jamais ficaria 15 minutos conversando com o Joaquim do telefone que está escrito na conta e vc ligou para ver de quem era (nem sequer lembra de ter ligado para o Joaquim nesses dias. Aliás, não conhece nenhum Joaquim!!!)
- intervalo para comentário:essa é uma das práticas mais absurdas que conheço e olha que conheço um monte de gente que faz. Basta aparecer na conta um número esquisito que a primeira coisa a fazer é ligar para ele. Daí atende um cara e você gasta pelo menos cinco minutos para explicar que não sabe quem ele é, nem ele sabe quem você é, mas o número apareceu na sua fatura e você precisava checar, que a empresa de telefonia é um absurdo, que dessa forma não dá, que alguém precisaria fazer alguma coisa, que..,. o que? claro que vc concorda, aliás pelo menos a gente é corinthiano né? claro que vi o jogo ontem, técnico burro, devia ter mexido no time logo no começo, mudado a marcação, é essa empresa de telefonia está roubando a gente na cara dura e o governo não faz nada, nessas horas que o povo tem que se unir, é como disse a professora da sua filha na escola, as pessoas tem o dever de cobrar seus direitos..... como a professora da sua filha também disse, coincidência não.... que escola minha filha estuda?... olha só na mesma da sua né... como chama a sua filha?.... você é o pai da Biazinha.... ah, então tá explicado, foi minha filha que ligou para sua usando meu celular... claro... agora tá tudo explicado... valeu heim, obrigado, boa noite e desculpa o incômodo.Daí, chega o mês que vem e você não lembra de quem é esse número escrito na sua conta e liga para ele.....
- fim do intervalo do comentário
Mas para acabar com tudo isso inventaram o celular pré-pago que é, nada mais nada menos, que uma forma de te cobrar adiantado por um serviço que você tem um prazo para usar, caso contrário perde a grana.
Afora o fato que, pelo fato de você estar pagando adiantado, eles estão te cobrando MAIS CARO do que se primeiro você usasse e depois pagasse.
Agora, como ao final do mês você não recebe a conta, não tem a menor idéia se ficou meia hora ou dois minutos falando, acha que é melhor, mais prático, é vantagem. Aonde, cara pálida?
Ah, mas se esquecer de pagar a conta eles cortam a linha.... Sim, e se você não colocar mais créditos também fica sem poder usar e pior, se não usar os raios dos créditos no prazo, eles expiram e você perde o dinheiro já pago. Que vantagem Maria leva? (não sei pq essa expressão, mas minha vó usava e caiu bem aqui, então...)
E como tudo isso é perfeitamente entendido pelo grande povo, todo mundo prefere o tal do celular pré-pago.
Daí a Dna Maria chega no supermercado mas não compra tudo o que precisa pq não tem dinheiro, pq tá caro. Daí para na fila do caixa e liga, do celular pré-pago pra tia e fica reclamando que naquele supermercado não compra mais: não é ela que vai pagar mais caro.
Daí você não vai pagar uma fortuna de celular todos os meses para sua filha adolescente. Daí dá para ela um celular pré-pago e acha que, com você no controle dos créditos, ela anda na linha. Daí você chega em casa cansado, ela vem, te abraça, te enche de beijos e fala pra por mais créditos no celular que já acabaram.
É, tem muita lógica,.... ô se tem.....