terça-feira, março 21, 2006

Vai haver amanhã - eu acho....


Plagiando o excelente Tutty Vasquez (que pode ser acompanhado diariamente no site NoMínino - http://nominimo.ibest.com.br/), está confirmado: vai haver amanhã.
Ou, pelo menos, nada até o presente momento, indica que, por algum motivo não vá haver amanhã.
Caso esta afirmação não se torne verdadeira, amanhã publico uma errata: "diferentemente do anunciado ontem e conforme pôde ser verificado por todos, não houve a data de hoje - citada na crônica de ontem como amanhã. O cronista pede desculpa aos leitores que, motivados pela afirmação que no momento da redação parecia correta, firmaram algum compromisso, assumiram responsabilidades ou deixaram para amanhã, no caso hoje, o que poderia ter sido iniciado ontem, que era hoje e, na inexistência do hoje, que era amanhã, acabaram impossibilitados de realizar o intento desejado. Devido ao vácuo temporal causado pela inexistência da presente data, o cronista opta por não prometer que haverá o dia de amanhã, conforme afirmado sobre a data de hoje no texto de ontem. Caso amanhã exista o dia de amanhã, a normalidade dos textos será retomada. Contando com a compreensão de todos, hoje (mesmo não existindo, bem entendido), amanhã (mesmo na dúvida da vindoura data) e sempre (conceito altamente comprometido devido ao vácuo estabelecido). Atenciosamente. SL"

Contudo, permitam-me algumas pequenas, porém cruciais colocações:
- em não havendo a data de amanhã, na eventualidade de chegar o depois de amanhã, a data de hoje pode ser chamada de ontem ou permanecerá anteontem, mesmo com o lapso criado?
- caso o amanhã venha a não se confirmar, como aliás já estão achando alguns de nossos leitores, os vencimentos de contas serão automaticamente transferidos para o primeiro dia útil pós-evento?
- o apontamento do cartão de ponto será como data inexistente ou simplesmente descontado? pode ser abonado?
- para os que, por algum motivo, optam pela leitura da Crônica do Dia no dia seguinte à sua produção, ou seja, fazem a leitura da crônica de hoje, amanhã; em não havendo amanhã, o texto de hoje passa a não ser mais de ontem e dessa forma não será o amanhã que não existirá, mas sim o hoje, não o hoje do texto, que é ontem conforme já explicado, mas o hoje do dia que não existe. Certo?
- se não existir o amanhã, como é que vou publicar a errata? Se não der para publicar a errata amanhã, mas somente depois de amanhã, preciso mudá-la em alguns detalhes:
- o ontem passa a ser anteontem
- o hoje, conforme o caso, passa a ser ontem,
- alguns hoje devem continuar a ser hoje da mesma forma
- o amanhã, conforme o caso, passa a ser hoje, mas não o hoje que passou a ser ontem ou o que ficou como hoje, mas um hoje que era amanhã
- outros amanhã permanecem como amanhã mesmo
- o restante dos amanhã passam a depois de amanhã

Em assim sendo, até amanhã.
Claro se houver amanhã, pq se não houver amanhã o que disse hoje fica valendo para depois de amanhã ou no primeiro dia útil que seguir-se ao dia de hoje, que passa a ser ontem ou anteontem ou pode ser grafado simplesmente como o último dia... sem querer dizer que não haverá mais dias, sem pânico tá?