terça-feira, março 07, 2006

Enigma

Uma coisa vocês tem que concordar comigo: algumas das coisas inventadas pelo 2o Reich Alemão foram simplesmente fantásticas. É o tipo da fase da história humana que se tivesse sido usada para o bem e não liderada por um louco demente maldoso, poderia ter sido caracterizada como um período de avanços inigualáveis.Provas disso não faltam. Uma delas seria toda a base da propaganda e do marketing moderno, mas não é disso que quero falar hoje mas sim de um sistema de códigos inventado pelos alemães que mostra-se eficiente até hoje: o Enigma.A Enigma M4 era semelhante a uma máquina de escrever e foi utilizada pelos nazistas para enviar mensagens durante a Segunda Guerra Mundial. O código criado por esta máquina era tão preciso que apenas no final do mês passado, 63 anos após o final do conflito, uma das três mensagens ainda codificadas foi decifrada utilizando uma rede de nada mais, nada menos do que 2,5 mil computadores.Vários filmes já foram feitos sobre a Enigma e suas utilizações e, pelo me lembro, o código era criado e recriado a cada escrita, sempre em blocos de quatro caracteres e enviados por palavras cruzadas de um jornal diário.Ou seja, bastava alguém comprar o jornal, fazer o jogo de palavras cruzadas, decodificar e tinha em mãos uma mensagem de guerra. Admitam: simples e eficiente, até mesmo pq seria impossível que os "inimigos" comprassem toda a tiragem de um jornal. Ou seja, a mensagem iria chegar ao destino.Como a cada digitação a Enigma embaralhava as letras de forma aleatória era preciso não somente o código decodificador para entender a mensagem, mas também uma paciência e, claro, a esperança de que o resultado não fosse algo do tipo: o que você tem em mãos é uma bomba que vai explorir.... seria tarde demais...Segundo a notícia da decoficação da mensagem, os 2,5 mil levaram mais de um mês para processar 150 milhões de permutações e desvendar o enigma. A mensagem encriptada era a seguinte:
NCZW VUSX PNYM INHZ XMQX SFWX WLKJ AHSH NMCO CCAK UQPM KCSM HKSE INJU SBLK IOSX CKUB HMLL XCSJ USRR DVKO HULX WCCB GVLI YXEO AHXR HKKF VDRE WEZL XOBA FGYU JQUK GRTV UKAM EURB VEKS UHHV OYHA BCJW MAKL FKLM YFVN RIZR VVRT KOFD ANJM OLBG FFLE OPRG TFLV RHOW OPBE KVWM UQFM PWPA RMFH AGKX IIBG
Depois de decifrado, ficou assim (traduzido do alemão):
Forçado a submergir durante ataque. Dispositivos anti-submarino. Posição do inimigo 0830h AJ 9863, 220 graus, 8 nós. seguindo. queda de 14 mb, norte-nordeste, 4, visibilidade 10.
Pelo que consta na história a mensagem, enviada em 25 de novembro de 1942, era do comandante do submarino alemão U264, que afundou mais tarde no Atlântico norte em fevereiro de 1944.
Ou seja, a mensagem não foi entendida a tempo.....Fica o mistério sobre duas outras mensagens, ainda ininteligíveis que podem ter desde uma orientação de submarino ao código da vida... algum dia a gente pode ficar sabendo.