quarta-feira, fevereiro 22, 2006

A ordem dos fatores altera o produto


Na matemática básica (se é que alguma coisa da matemática é básica – pelo menos para mim a maior invenção do ser humano foi, depois do guarda-chuva, a calculadora) a ordem dos fatores não altera o produto (3 + 2 é o mesmo que 2 + 3; 9 x 6 é o mesmo que 6 x 9). A mesma lógica.
Contudo, quando se trata de Comunicação, a coisa não é bem assim. Uma coisa é a informação que enviamos a nossos ouvintes e uma outra coisa, completa e imensamente diferente, é a informação que nossos ouvintes recebem.
Na matemática pouco importa o que você vá fazer com aquele número. Se somar 75 com 89 vai dar 164 - o mesmo 164 que dá se somar 89 com 75 (pelo menos é o que minha calculadora acaba de constatar). Bananas, dólares, cebolas, minhocas, clipes, tachinhas, bolinhas de gude... seja o que for que você tiver, vai ter 164.
Na comunicação talvez até importe o fato de você ter 164 de alguma coisa, mas também vai ser importante o que é essa coisa. Assim como vai ser importante se no começo de toda a história você tinha 75 ou se tinha 89, pois irá determinar o esforço que houve para alcançar o resultado. E mais: 164 dessa coisa que você conseguiu é o suficiente para seu intento? será que não vai precisar de mais?
Ou seja na comunicação importa o conteúdo.
E mais tudo, absolutamente tudo, na comunicação vai depender do momento, do estado de espírito, do valor. A informação tem maior ou menor impacto, maior ou menor desenrolar de acordo com o significado que a coisa que está sendo comunicada (também chamada de mensagem) tiver para quem está dizendo (o tal do emissor), para quem está ouvindo (vulgo receptor) e, pasmem, como estiver sendo transmitida (o famoso meio). Sem esquecer que também está sendo aguardado algum tipo de reação (o tão aclamado feedback).
É por isso que digo, afirmo e confirmo: em comunicação a ordem dos fatores altera sim o produto.
Mas pq tudo isso?
Sei lá, apenas para dizer que é bom que a gente, profissionais de comunicação, façamos cada vez mais valer nossa expertise, nosso profissionalismo e mostremos cada vez mais o que quanto vale nosso trabalho.
Se algum dia os matemáticos descobrirem que pode até ser que 30 + 20 dá o mesmo que 20 +30, porém conforme a ordem vai fazer toda a diferença do mundo e - algum dia - pode até dar resultado diferente..... a gente dança.