quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Falar


Deus nos deu dois ouvidos e uma só boca por alguma razão.
Minha vó dizia que era para ouvirmos mais e falarmos menos. Teoria altamente contestada por uma prima que fazia dos ouvidos um canal de comunicação entre os dois lados de sua cabeça (absolutamente nada mais) e da boca um farto e abundante instrumento de uso contínuo - infelizmente o canal este mesmo canal formado pelo vácuo entre suas orelhas, servia como um vale que interrompia o fluxo entre a boca e o cérebro, ocasionando uma invariável expressão de besteiras intermináveis e inaproveitáveis.

Sem contradizer minha avó - igualmente sem apoiar a prima - sou obrigado a expressar minha predileção pelo falar.

Falar é um exercício que, os médicos podem me confirmar, envolve uma série de músculos e órgãos, dentre estes um dos mais desenvolvidos do corpo humano: a língua (vide o exemplo de Genne Simmons, integrante do Kiss ou Mick Jagger, dos Rolling Stones).

Contudo, mais do que os instrumentos relacionados à fala propriamente dita, o falar demanda a ação de outros processos corporais, entre os quais é possível destacar o cérebro e o coração.

Quantas vezes você tentou falar alguma coisa para uma pessoa, mas alguma coisa dentro de sua cachola o fez ficar quieto? Quantas vezes você já disse que falou certa coisa sem pensar? Ou pensou que tinha dito alguma coisa? - bem nesse último, o caso já é de internação, mas tem tratamento de choque para isso.

Tem gente que fala que é uma maravilha, com conteúdo, com mensagem, com adequação. Percebe-se que nasceu para falar - precisa ver se aplica o que fala...

Mas, alguém aí duvida que falar depende de uma ação do coração?
Se, não creio, mas ainda existir alguém, me responda: qual órgão utilizamos, quando chegamos perto de alguém e dizemos, bem sinceramente, bem profundamente: Eu te Amo!

2 Comments:

Blogger Mario Persona said...

Grande Lapastina! Estou gostando de vê-lo na blogsfera. Parabéns pelas crônicas. www.mariopersona.com.br/blog

6:19 AM  
Blogger Sérgio Lapastina said...

Mário, vc, além de um grande amigo, foi o inspirador de tudo isso. Mais do que agradecer, louvo-te como mestre.

5:53 PM  

Postar um comentário

<< Home