terça-feira, fevereiro 07, 2006

Começar de novo


Uma das melhores frases que ouvi nesse interstício textual (amigos, perdão pela semana ausente - tive um pequeno porém sensível problema de saúde, mas retorno inteiro e pronto para novos desafios {ou como disse ao meu chefe: a partir de agora terás o melhor profissional de todos os tempos, após a lavagem intestinal fiz todas as cagadas que iria fazer neste ano.... - quem já fez, entende})..... retomando:

Uma das melhores frases que ouvi nos últimos dias foi a de um amigo, durante um evento, que disse que "já que não é possível mudar o começo, vamos investir para acertar agora".
Talvez seja uma nova maneira de dizer que não importam os meios, mas sim o que interessa é atingir o objetivo final.
Ou contrariando Copertain (não o inventor do bronzeador, mas o Barão, o das olimpíadas), sim o importante é competir... contanto que a vitória seja nossa.

Quando estudei marketing, uma das primeiras matérias era Gestão de Mudança e, admito, uma das mais interessantes.
Mudar é um processo extremamente complicado. Nunca fácil.
Se a mudança aparentar ser fácil, pode esperar que vem coisa por aí.
Mudar não é simples, nem mesmo quando se muda de casa - quem já mudou, transportou móveis, sabe o que falo - como é que as coisas cabiam naquele apartamentozinho antigo e agora, nessa semi-mansão, não cabe nada.
É a famosa lei que diz que quanto mais espaço houver, mais as coisas se expandem e não cabem.

Retomando a mudança do começo, tem coisa que começa torta. E como pau que nasce torto, morre torto...
Daí bate a vontade de recomeçar, de parar tudo e começar de novo. Mas como absolutamente ninguém garante que a gente consiga começar da forma certa, o melhor é mudar no meio.
Aí entra a outra face da mudança: a coragem.

Sério, não é todo mundo que tem coragem para assumir que precisa mudar. Que o melhor é mudar.
Tem um toque de assumir que é falível. O que é completamente diferente de ser fracassável - o que também somos, mas não precisamos ficar espalhando por aí.
Parar, respirar e assumir que é melhor parar de fazer assim e começar a fazer assado, meus caros leitores, é um ato de extrema coragem e que nem sempre é tomado no momento certo.

Por falar em momento, outro fato complicadíssimo é acertar o timing da mudança.
Não deixe para mudar amanhã o que deveria ter sido mudado ontem. Quem sabe, como dizia o poeta, faz na hora, não espera acontecer.
Se formos ficar pensando que é preciso acontecer isso para mudar aquilo, nunca mudamos.

Portanto, faça o que for preciso fazer.
Não dá para agradar a todo mundo, mas tenha absoluta certeza que é muito melhor ser criticado pelo resultado inadequado, do que massacrado pela covardia de não ter feito.
Mas se der para ser elogiado pelo sucesso, opte por isso.
Sempre