sexta-feira, janeiro 20, 2006

Regras

Lembro de um ano em um passado recente que ficou famosa a prova de redação de um vestibulando que entregou a folha toda em branco, com nítidos sinais de rascunhos apagados. Apenas no final da folha uma frase: "Tudo o que o lápis escrever, a borracha apagou".
Também me lembro de um colega de colegial, completamente maluco, mas gente boa, que argüido sobre a o que havia compreendido de um trecho de texto apresentado pela professora, não titubeou em responder: "Absolutamente nada".
Recordo de uma aula de química, na qual o professor perguntou ao primeiro da fila (não eu, portanto) qual seria o resultado da mistura de um elemento esverdeado com outro avermelhado. A resposta: "Não tenho a menor idéia".
Na exposição de quadros de um ex-colega de faculdade que debandou do jornalismo para as artes plásticas (hoje em dia, pelo que sei, é um bem sucedido vendedor cds piratas), um puxa-saco parou ao lado do artista e perguntou o que ele queria transmitir com aquela obra composta por um círculo branco dentro de um triângulo acinzentado. Respondeu rápida e prontamente: "Boa pergunta.. sabe que acho que nem eu sei".
Alguns exemplos de como quebrar algumas regras pode ser saudável. Em primeiro lugar: não existe resposta certa ou errada. Em segundo lugar: não precisamos saber tudo. Em terceiro lugar: não é pq é certo para um que tem que ser certo para o mundo. Em quarto lugar: o que seria do azul se todos gostassem do amarelo.
Regras são feitas para dar sentido, mas quem é que disse que tudo na vida tem que ter sentido? Tem um montão de coisas que faço pq quero, pq gosto, pq é bom e me faz bem.
A regra então é ser feliz. Certo, mas se a regra é quebrar a regra, então vamos ser tristes de vez em quando - nem que seja para que possamos ter a alegria de conseguir superar a tristeza e voltarmos a ser felizes.
As regras foram feitas para se colocar limite, pq sem elas a gente viveria em guerra, cada um desrespeitando o limite do outro. Mas se a gente seguir a regra à risca, vamos deixar de lado o relacionamento e deixar de aproveitar o que o outro tem de melhor, o que ele pode ensinar à gente.
Para seguir as regras basta ter bom senso.
E o bom senso nos dirá quando quebrá-las.
Ou como um dia me disse meu chefe, quando perguntei pq é que tínhamos sempre que dizer sim aos pedidos dos mandatários superiores: "é que para dizer não, tá cheio de gente..."