quarta-feira, janeiro 11, 2006

Abaixo o som do comercial!


Deu no Estadão de hoje...
"Sua TV aumenta o volume durante os intervalos comerciais? Apesar de muitas redes negarem qualquer oscilação no som da transmissão durante o intervalo comercial, acaba de chegar à Câmara projeto de lei que pretende acabar com isso".
Segundo a matéria está prevista multa, suspensão e até o cancelamento da outorga de operação dos sinais da emissora que aumentar o volume durante o break comercial.
Algumas emissoras se justificam dizendo que o problema é do material recebido das agências de propaganda - colocam que não existe um padrão único de gravação e que é preciso equalizar no topo.... sei lá, é lógico.
Já para a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ainda segundo a matéria do Estado, a oscilação de volume existe e é bem maior do que se imagina, também colocando percentual elevado da culpa nas produtoras de comerciais (estas se defendem alegando que tudo está dentro das normas).
Termina a matéria coma a afirmação: "Talvez com punição os culpados apareçam".
Bem, eu admito que não tenho esse problema. Primeiro pq até gosto de ver comerciais - sabem como é, esposa publicitária.... - e também pq me irrita muito mais o som dos novos desenhos animados televisivos (não dos longa de cinema que são absolutamente fantásticos, mas os de tv mesmo que são insuportavelmente irritantes e, estes sim, com som alto e ininteligível).
Agora... vamos e venhamos. Será que aumentar o som de um comercial traz assim tanto resultado? Será que alguém vai comprar algum produto somente pq o som do comercial daquela loja que vende o dito cujo está mais alto que o do filme, do jogo, da novela, do telejornal?
A desculpa técnica das emissoras de forma alguma é estranha. Concordo que ficaria muito pior ter um comercial com som mais baixo do que outro. Com certeza o telespectador iria debitar isso na conta da qualidade técnica da emissora.
O pior de tudo não é saber quem está certo ou quem está errado. O pior de tudo é que o som maior, com total e absoluta certeza, está naqueles comerciais mais irritantes, nos piores, nos que não tiveram verba ou criatividade para produzir alguma coisa minimamente decente e tem que apelar para os decibéis para poder se mostrar.
Comercial bom, filme com produção cuidadosa, com roteiro, direção, mídia eficiente (não jogada pela programação de uma emissora qualquer), não precisa ter som alto: tem mensagem, conteúdo e gera desejo de compra.
Afinal de contas a propaganda não é para isso: levar informação que gere desejo de compra?