segunda-feira, janeiro 09, 2006

O sumiço das agendas de papel

Não sei quanto aos estimados leitores, mas eu não recebi nenhuma agenda de brinde nesse final de ano.
Em uma agradável conversa na happy hour da última sexta-feira, comentava isso e, por incrível que pareça, nenhum dos sete integrantes da mesa haviam recebido sequer uma agenda de bolso.
Claro que foram tiradas algumas teorias sobre tal fato - todas devidamente regadas a algumas tulipas do mais puro malte, mas que me fez esquecer das melhoras...
Para uma melhor avaliação do fato, talvez tivéssemos que realizar uma pesquisa de campo, entrevistando para isso algumas gráficas para verificar se houve realmente uma queda na demanda de impressão de agendas - lembro-me dos tempos de outrora que a Brindes Pombo dominava esse mercado...
Contudo, na impossibilidade de ser levada a campo tal pesquisa, o que posso imaginar é que absolutamente ninguém mais usa agenda de papel. Também para que, dirão alguns, se no computador tem agenda de tudo quanto é tipo, para tudo quanto é gosto, para todas as formas e maneiras de se agendar alguma coisa?
Além do computador, temos atualmente (?) palm-tops (que não passam de computadores de mão, mas os mais entendidos insistem em colocá-los em uma categoria diferente e eu, como de forma alguma sou assim tão entendido, vou com a maioria) e os celulares que tem uma vasta e até que completa agenda para tudo o que se quisesse colocar - de telefones a compromissos, tudo cabe no celular.
Daí como é preciso sincronizar tudo a fim de não se perder nenhum contato ou compromisso, ficamos com os aparelhos que são sincronizáveis. E como papel não é sincronizável com absolutamente nada, que se danem as agendas de papel.
Certo? Não, errado, total e completamente errado.
Admito que por diversas vezes na vida, desde os áureos tempos escolares, tentei iniciar e manter uma agenda. Mal e mal passei da fase do tentar iniciar, manter então, esquece.
Sou completa e absolutamente incapaz de ter uma agenda organizada, a não ser a de telefones claro, nem que seja por obrigação da profissão - certo que hoje em dias as pessoas mudam tanto de telefone: um percentual razoável dos e-mail que recebo são se amigos, colegas e contatos profissionais enviando seu novo número de telefone, seja fixo ou celular. Ô gente colabora, como é que dá pra ter uma agenda organizada se vocês não se organizam?
Nem as secretárias utilizam mais as agendas de papel. Enfim, acho mesmo que é um daqueles produtos em fase final de vida...
Lembro, com um certo quê de nostalgia, anos não assim tão distantes, quando chegavam agendas e mais agendas, permitindo que - fazendo a cortesia com o chapéu alheio - oferecesse às moçoilas uma das muitas agendas que dispunha.
Hoje, nem mesmo tal aproach pode ser feito...