terça-feira, fevereiro 21, 2006

Informação


A liberdade de imprensa é um dos maiores bens da sociedade.

Diferentemente do preconizado e praticado por muitos em Brasília, as empresas precisam se conscientizar que não há como sobreviver sem estabelecer para com os veículos de comunicação e seus profissionais uma relação de respeito, profissionalismo, confiança e parceria.

Não existem mais porta-vozes, o que existe são profissionais que conseguem, no momento da entrevista abrir oportunidades inestimáveis de posicionamento junto à sociedade e aos formadores de opinião.

Construir essa relação sob os pilares da transparência, agilidade, respeito e responsabilidade é o que determina o sucesso de uma vida empresarial, atualmente muito, intimamente mesmo relacionada com o sucesso das estratégicas de comunicação.

Mesmo nos eventos mais negativos, nos quais a empresa poderia ser alvo de críticas pesadas, é preciso que seja formado um "colchão" institucional positivo que "amortece" essas críticas, fazendo com que sempre seja escutado o "outro lado", que sempre se tenha a palavra da empresa em explicações e posicionamentos necessários, de forma a que sempre a imagem e o valor da marca estejam preservados ou minimamente impactados.

Esse trabalho está intimamente relacionado a três fatores:
- encarar a Imprensa como trade, ou seja, meio para informar à sociedade. Esse posicionamento é tido como extremo respeito à força da Imprensa e seus profissionais, inclusive colaborando para que o Jornalismo cumpra sua função de formação da sociedade através da informação;
- monitorar as citações na Imprensa, que reconhece a eficiência desse monitoramento e acautela-se buscando sempre cumprir seu papel e não simplesmente criticar a empresa – que 100% das vezes está atenta;
- agradecer a Imprensa, valorizar seu papel, seus profissionais.

É dessa forma que a relação se fortalece e ganham os dois lados com informação, credibilidade e volume de assuntos.

É dessa forma que sai ganhando a sociedade, com jornais, telejornais, radiojornais, revistas e sites com melhor conteúdo, que valem a pena ser lidos e constroem um futuro melhor.