segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Interruptores


Da série dilemas da humanidade, apresentamos: qual é mesmo o interruptor?

Pode ser na sua casa, na da sua mãe, da sogra; no seu escritório, no salão de festas, enfim aonde quer que seja, você jamais irá acertar qual o interruptor que acenderá a luz que pretende acender.

Por mais tempo que você freqüente aquele ambiente, não adianta, se tiver mais de um botão na parede, você irá primeiro acionar o errado. Daí, olhar com aquela cara de absolutamente imbecil para a lâmpada que, invariavelmente, não acendeu.
Daí, com aquela expressão de, ah é a outra, apertar o botão correto.

Mas alguns detalhes precisam ser colocados. Vejam só, todo mundo está absolutamente careca de saber que a velocidade da luz é algo rápido (não tenho a menor idéia qual seja e também não vou ficar procurando para vocês, mas acreditem, a bicha é rápida). Portanto se você acionou o interruptor e a luz deseja não acendeu, que adianta ficar olhando para ela esperando que, por algum milagre, a energia liberada pelo raio do interruptor tenha ido primeiro ao banheiro, tirar água do joelho ou ver se estava chovendo ou dar um beijinho nas crianças ou acabar de passar um e-mail ou sei lá o que, para então ir até a lâmpada.

Meu caro, se não acendeu, esquece, você apertou o interruptor errado.

Tem até aquela vez que você aperta o interruptor, a luz não acende, mas ilumina-se a outra sala e você fica ali, embasbacado, esperando que a lâmpada desejada também brilhe....... não brilhou.

Também, vamos ser sinceros: pra que é que os engenheiros colocam todos os interruptores no mesmo lugar? Não dá para, no mínimo colocar uma indicação: luz principal sala, luz do canto, luz do outro canto, luz dali, aquela luz ali, luzinha fraquinha sobre o móvel, abajur no canto esquerdo, abajur no canto direito, abajur sobre a mesa.
Ia ser tão mais fácil!

Afora o fato de que, depois de uns três ou quatro tapas (tapa sim, pq o primeiro é um leve toque, o segundo um aperto, o terceiro um cutucão e a partir daí, tome porrada no interruptor) finalmente você acerta a lâmpada.
Daí, vai sentar, abraçar a esposa, tomar a cervejinha, jogar conversa fora até a visita ir embora. Então levanta, leva as sobras para a cozinha e vai apagar a luz.
O primeiro é um leve toque.
O segundo um aperto.
O terceiro um cutucão e a partir daí.........