terça-feira, maio 02, 2006

Quanta farmácia


Perdi a conta.
Outro dia me chamou a atenção o número de farmácias que tem no curto caminho que faço diariamente aqui para o escritório. E, diante dessa constatação, passei a prestar atenção no imenso número desses estabelecimentos que existe no bairro. Admito, perdi a conta.
Desde aquelas das grandes redes, que mais parecem um supermercado até as mais antigas, com prateleiras de madeira, vitrines mal arrumadas, mamadeiras e chupetas naquele baleiro giratório. Todos os tipos de estabelecimentos comerciais, chamados uns de farmácias, outros de drogarias, outros de boticas, uns que entregam, outros que tem estacionamento, uns com promoção leve 3 pague 2, outros com destaque para os genéricos, outros com padarias do lado, outros com cartões que dão prêmios, outros com tantas outras coisas que não ia parar mais de escrever se fosse continuar com isso. Ufa!
Algumas aplicam injeção sem receita, algumas vendem o que você quiser com ou sem receita, algumas tem o remédio que só é vendido com receita na prateleira da frente, algumas te dão cestinhas tipo aquelas do supermercado para você ir colocando tudo o que vai comprar dentro, algumas tem destaque para bronzeadores e tinturas para cabelo, algumas dão o destaque para os remédios com até 50% de desconto, algumas nem dão escolha para você pois os vendedores te pegam na rua e jogam pra dentro, queira você um remédio ou não.
O melhor mesmo é a farmácia com SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, em um 0800 (que, crônica também é cultura, agora é 08000), o DDG - discagem direta gratuita, no qual você é atendido por uma belíssima loira de olhos azuis e decote profundo, mini saia e botas pretas altas, extremamente sensual.... que? como é que eu sei? olha, é telefone, eu posso ser atendido por quem eu imaginar que seja, esse problema é meu tá... que coisa, cada um imagina o que quiser...posso continuar? obrigado! onde estava mesmo.... ah, no 0800 que agora é 08000. Então, algumas oferecem esse serviço para você ligar dizendo que comprou o remédio mas que não deu resultado... sim moça, é isso mesmo, meu tio comprou um remédio com vocês.... sim tinha receita... não o moço do balcão não pediu... e como é que eu ia saber? ele não.....se tenho o cartão da loja? peraí..... ----..... olha eu não tenho, mas meu tio tem... o número? peraí.... anota aí 56786789.. como? tenho que falar o ponto, desculpa. 5678 ponto 6789 ponto 3021 traço 87... validade agosto de.... 8 agosto é mês 8.. isso, de 2008...nome como está no cartão? claro, Francisco J L ... tem, tem ponto... Francisco J ponto L ponto Devanichio... d - e - v - a - n de navio - i - c de casa - agá - i - o... pra que você quer saber o que é o J e o L se no cartão está abreviado?...José e Lourenço... não, não tem o e.. é só José Lourenço... isso... não, eu não tenho cartão... não, não quero ter...olha, eu só quero saber se dá pra trocar o remédio que meu tio comprou que veio errado... não, não sei... não sei.... sei... só na loja?... mas se eu for lá eles vão trocar?... ah, não sabe...então tá... deixa, eu vou lá e vejo.... não sei...não não quero o cartão da loja... não, não pretendo ficar doente nos próximos dias.... moça, desculpa, mas essa conversa tá me deixando um uma dor de cabeça maluca.... que? promoção de analgésico? e entrega? claro, mas aí tenho que ter o cartão...serve o do meu tio? ah, que bom, então manda um... como? o número... é 567867... ah, tem que falar o ponto...............................
SAC de farmácia serve para isso, vender cartão de desconto e prêmio. Ora, pra que mais você iria ligar? Dizer que o remédio não fez efeito e tua tia morreu? Tem uns que ligam pra perguntar se tem o remédio. Daí ouvem que tem sim, custa tanto. Daí chegam na loja, pedem e não tem. Mas como eu liguei no SAC e disseram que tinha... ah, mas era no estoque geral e deve ter o raio do remédio na loja de Arariguaçu do Norte.
Mas tudo isso é simplesmente para expressar uma dúvida: pra que tanta farmácia? Será que temos tantos doentes assim em nossa terra? Será que a tão propalada campanha contra a auto-medicação não está sendo completamente invalidada pela quantidade descomunal de farmácias que a população tem à disposição?
O problema é que essa concorrência não está fazendo diminuir os preços. Nem adianta, a maioria é tabelada, controlada e o que não é, é cartelizada, ou seja, todo mundo cobra x e todos estão contentes. Todos, claro, menos os doentes, no caso, nós.
Tem umas ruas que tem duas lojas da mesma rede no mesmo quarteirão. Deve até ser engraçado. Por favor, tem Jotamicina 200g? Não senhor, essa loja é de remédios iniciados pelas letras de A a F, os com J o senhor encontra ali na esquina.
Talvez os profissionais desse mercado (conheço vários e todos sérios) possam me explicar essa proliferação de farmácias. Catso, no caminho aqui para o escritório tem mais farmácia que padaria, que supermercado, que lanchonete... ou seja, deve ter mais gente doente que com fome.
Vai entender.
(o pior de tudo é que, só de curiosidade, fui dar uma olhada na minha carteira e vi, pasmo, que tenho cartão de pelo menos três grandes lojas, fora a que entrega aqui no escritório com descontinhos para os funcionários. enfim, eu mesmo compro, pelo menos, de quatro... é, vai entender) .