quinta-feira, março 22, 2007

Dia Mundial da Água - um dia para ser todos os dias

Toda vez que é preciso instituir uma data para comemorar alguma coisa significa que a importância daquele assunto ainda não está inteiramente consolidada pela sociedade. Por isso, vale a pena separar no calendário uma data para lembrar a todos que é preciso ainda muita conscientização, mobilização e mudança de atitudes em relação ao que está sendo comemorado. É exatamente isso que acontece no Dia Mundial da Água, comemorado internacionalmente todo 22 de março.
Nesse dia tudo que é relacionado a água ganha páginas nos jornais, minutos em rádio, especiais nas televisões, eventos, palestras, debates, aulas especiais, manifestações, acusações e tudo o mais que um tema com essa importância merece.
Nesse dia se toma um banho mais curto, se varre a calçada, se limpa o prato antes de lavar, se fecha a torneira enquanto se escovam os dentes, se conserta a torneira pingando e tudo o mais que pode ser feito por um tema com essa magnitude.
Nesse dia a gente fica indignado com a ocupação das áreas de manancial, incomoda o papel de bala jogado na rua, lamenta o pneu lançado no córrego, revolta a sujeira do rio e tudo o mais que nos lembre a importância desse tema.
E tudo isso é muito bom. O único problema é que isso tudo é feito nesse dia e no dia seguinte a rotina toma conta novamente de nossas vidas. O banho volta a ter meia hora, a torneira fica aberta, a mangueira lava a calçada, o campeonato de futebol é o tema mais importante dos jornais, a receita de bolo ganha espaço na tv, o papel de bala é jogado pela janela do carro e o rio sujo está lá da mesma forma. Da água que foi tão glorificada em um dia, sobra a lembrança da conta que precisa ser paga no final do mês.Por isso é sim muito importante comemorar e lembrar do 22 de março, do Dia Mundial da Água. Um dia que, assim como todos os outros, tem apenas 24 horas, mas que se não tivermos consciência do que realmente significa pode terminar muito antes disso.