domingo, junho 24, 2007

Lealdade

A vida da gente é feita de momentos. Momentos são feitos de segundos. A soma dos segundos faz o dia. A soma dos momentos... bem, essa faz a nossa história.
Vez em quando a gente pensa no que vale a pena dizer, no que vale a pena fazer... enfim, quais os momentos que valem a pena serem colocados na nossa história. Um dia, vamos ter que contar para nossos netos alguma coisa e se hoje já temos problemas para lembrar das coisas, é bom termos momentos que valham a pena ser lembrados para dizer aos pequenos quem fomos, o que fizemos, a que viemos e o que deixamos.
Alguns irão dizer que fizeram isso ou fizeram aquilo e, se tiverem sorte de ter netos tão curiosos como somos nós mesmos, eles irão perguntar porque fizemos tudo isso.
Aí.... bem, aí teremos somente duas opções. Muitos, infelizmente, irão baixar as cabeças e dizer que foi pq mandaram que fosse feito dessa forma e, resignados, esses obedeceram.
Felizmente, alguns poucos, terão o orgulho de olhar para as crianças e dizer que tudo o que foi feito talvez não tenha tido o êxito desejado, contudo tudo, absolutamente tudo, foi feito com um sentimento de lealdade para com aquilo que acreditamos e para com todos aqueles que nos eram e ainda são caros.
Pois para nós, para os quais a carapuça do segundo exemplo serve com perfeição, a conseqüência da escolha é clara, é nítida, mas assim também o é nosso futuro, nossa consciência, nosso amor próprio, nossa esperança de dar as mãos e seguir em frente. Aos outros, que fiquem.