terça-feira, maio 09, 2006

Outdoors


Uma das mais fantásticas mídias que existem é o outdoor... em todos os sentidos.
Criar um outdoor é um dos processos mais difíceis do universo da propaganda - isso sem falar na escolha do local de exposição, na verdadeira aposta que é a colagem (já vi verdadeiros horrores, letras trocadas, modelos belíssimas virarem monstros zarolhos, tudo pela colagem errada das páginas) e, mesmo com tudo isso dando certo, outdoor é a mais pura expressão de um enigma, pois muita gente lembra da placa, da forma, da cor, mas não consegue dizer qual mesmo que era a empresa que estava anunciando.
Nesses últimos dias recebi, pelos mais diferentes meios, uma enormidade de outdoors simplesmente fantásticos, mas sempre com alguma questão.
Tem um que é uma lata de azeite protegida por raios laser lembrando um sistema de alarmes típico de museus e galerias de arte. A lata é realmente muito bonita, um primor de design. A placa um exemplo de tecnologia aplicada à propaganda, mas se me convencerem que aquele azeite é tão maravilhoso que precisa de um sistema de alarme até passo a entender um pouco. Digo um pouco pq jamais vou entender que o criativo não imaginou a sensação de estarem chamando os compradores de ladrões que a peça transmitiria.
Outro de uma empresa de empilhadeiras mostra uma modelo com os seios de fora (tapados devidamente por uma faixa, seus tarados...) com os dizeres "a gente levanta quase tudo" - a sacada é fantástica, hiper criativa, bem humorada, legal mesmo. Apenas uma pergunta: será que o melhor meio para vender empilhadeiras é outdoor?
Noutra peça, de uma clínica de acupuntura, é mostrada uma mensagem curta, praticamente o nome da clínica e um grande mapa semelhante a um guia de ruas, com uma enorme, imensa, gigantesca, colossal agulha de acupuntura espetada no local da clínica. Me digam, com absoluta sinceridade: se eu que faço duas vezes por semana sessões de acupuntura fiquei com medo e impressionado, imaginem aqueles que ainda tem receios de agulhas?
Exemplos temos aos borbotões. Várias agências usam outdoor com teasers e.... como? vc não sabe o que é teaser? é aquela mensagem que você vê e não entende absolutamente nada pq não tem que entender mesmo, ela só está ali preparando o espaço para alguma coisa que vai ser lançada, que ainda vai vir e que, quando chegar, daí talvez vc entenda. Entendeu?
O problema de outdoor com teaser é que ou você passa novamente naquele lugar daqui a 15 dias (normalmente as placas ficam quinze dias coladas e depois mudam) ou jamais vai saber do que se tratava aquele teaser. E, claro, além, de passar no mesmo lugar tem que lembrar que tinha visto a primeira placa - o problema é que a quantidade de informação, de inputs (que chique!!) que recebemos hoje em dia é tanta que se não entendemos logo uma coisa, a tendência natural é simplesmente deletar, não ficar matutando sobre algo que nem, em verdade, é para ser entendido.
Daí tem os outdoors com apliques, com movimento, com gente - lembro de um dos primeiros que utilizaram modelos vivas para divulgar uma nova linha de calcinhas e soutiens, era um tal de fazer fila não para ver as moças na plataforma do outdoor, mas sim vê-las subindo e descendo a imensa escada que tinham que utilizar para chegar na plataforma. Diziam, que o "ângulo de debaixo da escada era melhor".
Recentemente gostei da campanha do Banco Itaú (sem merchandising, nem é o meu banco, se bem que depois das últimas notícias ele bem que tende a crescer), baseada em outdoors com mensagens para as diferentes personalidades de pessoas, cada personalidade com um formato de mensagem diferente e com assinatura única: o seu banco é o Itaú. Genial, parabéns.
Muito legal também é quando a empresa anuncia, no outdoor, uma promoção. Passe na loja tal e ganha tal coisa. Daí você tá no trânsito mesmo, na esquina da rua tem uma loja dessas e você decide parar, ver o tal produto e ganhar a tal coisa.
- Sinto senhor, a tal coisa somente é oferecida em compras superiores a tal quantia?
- Mas isso não estava no outdoor. Estava dizendo somente que tinha que passar na loja e ganhar a tal coisa.
- Sinto senhor, no rodapé do outdoor constavam as condições para ganhar a tal coisa.
Você, já que não tinha nada mesmo melhor para fazer nesse dia, volta até a avenida que viu o outdoor e percebe que realmente tem alguma coisa escrita na parte de baixo da peça. O problema é que passando a 50 km por hora não dá para ler.
Daí você para o carro no estacionamento. Dez reais a primeira hora. Anda até o outdoor e percebe que a velocidade com a qual você estava passando não tinha menor importância, mesmo ali, parado, você não consegue ler o que está escrito.
Daí espera o farol de pedestres abrir, atravessa a avenida e para bem embaixo do outdoor. Perda de tempo, naquele ângulo vc não consegue ler. Talvez do meio da avenida.
Espera o farol abrir de novo. Anda até o meio da avenida e de lá, meio que forçando a vista, já que o texto está em amarelinho pálido sobre um fundo branco, lê - na verdade deduz - que realmente a tal coisa somente é dada aos clientes que gastarem mais de tantos reais e que a promoção termina no dia tal de algum mês que você não conseguiu identificar qual era. OK o vendedor estava com a razão.
Daí você espera o farol abrir de novo, volta a outra metade da avenida. Paga os dez reais do estacionamento e volta à loja, escolhe uma série de produtos que não precisa, mas tem que dar tantos reais.
Daí você vai ao caixa e pede a tal coisa que tem direito.
- Sinto senhor, mas a tal coisa somente pode ser dada a clientes que tenham o cartão da loja. O senhor estaria interessado em fazer?
- Sim estaria - ganhar a tal coisa agora é ponto de honra.
Daí você gasta mais uma hora preenchendo uma ficha, entrega no balcão de atendimento ao cliente e é informado que o cartão vai ser entregue em sua casa em até 60 dias.
- E a tal coisa que ganho?
- Sinto senhor, a promoção vai somente até os próximos 45 dias.
Pelo menos você, nesse momento ficou sabendo qual era o número do mês que não havia conseguido ler no meio da avenida.