terça-feira, agosto 08, 2006

Marca em serviços públicos


Premissa Primeira da Comunicação: criar, estabelecer e fortalecer a confiança do cliente na marca

Esse tema, Gestão de Marcas é fascinante... tenho lido muito sobre isso e estou 100% convencido que é a saída para as empresas prestadoras de serviços públicos é o fortalecimento de suas marcas, da confiança que a marca desperta no cliente e no relacionamento da marca para com o mercado.
As maiores e mais significativas
empresas de todo o mundo (e cito sem medo Johnson, Nestlé, Coca, Pepsi), podem até falhar, mas a força dessas marcas - o desapertar de sentimentos é muito maior que qualquer possível e eventual falha. Isso é força de branding.

É isso que é preciso criara para o setor de serviços, ainda os públicos, muito mais ainda para os ligados às estruturas governamentais. Quem foi que disse que pq é público tem que necessariamente ser ruim?

Em pesquisas (.... bem, sem comentários) é normalíssimo aparecer que tal segmento não confia na água que recebe em suas casas pela rede de abastecimento, para dar um exemplo ao qual estou mais ligado.
Mas, pq a desconfiança? Isso não é dito, não é explicado - e raramente perguntado.... digamos de passagem.
Nessas mesmas pesquisas vira e mexe aparece que a empresa precisa mostrar mais suas tecnologias, sua engenharia.
Concordo, mas - tirando vc Lais - alguém aí sabe como é que a J&J consegue enrolar algodão na ponta do Cotonete?
Tirando vc Regina, alguém aí sabe a fórmula da Pepsi?
Descontando vc Daniel, alguém aí sabe como é que a papinha de banana com aveia da Nestlé é tão gostosa? Ou quanto de chocolate em no Nescau?

Não precisam saber. Basta estampar a marca que vc dá para seu bebê, que enfia na orelha, que mete boa abaixo... Confiança.

Agora, se eu contar a imensidão de análises, o tanto de tubo que tem na cidade, o trabalho que dá trazer água de mais de 100km e levá-la a cada casa, muitos dirão que é legal, mas isso, mas aquilo

Serviço público sempre tem um mas.
Talvez o único serviço público que tinha um valor de marca interessante era os Correios - tinha... conseguiram acabar até com isso... se bem que ainda sou amigo do carteiro lá de casa que, coitado, não tem nada a ver com o angu que fizeram, não é verdade
Aliás, meu avô já dizia, a gente deixa falar mal da mãe, mas não do carteiro ou do bombeiro.

Fazer os serviços públicos serem sinônimo de confiança e valorar as suas marcas...não é fácil, não é rápido, mas é necessário.