segunda-feira, agosto 07, 2006

Premissa da Promessa da Comunicação


Qual deve ser a base da estratégia de comunicação de uma empresa de prestação de serviços públicos? Qual a mensagem que ela deve passar em suas ações?

Verdade? Transparência? Qualidade?

Sinceramente acho isso muito pouco. Para falar a verdade, até hoje não encontrei nenhuma empresa - e nem precisa, necessariamente, ser de serviços - que prometesse o contrário.
Qual empresa anuncia que mente? Mas, qual efetivamente não mente?
Qual empresa assume que esconde? Mas, qual efetivamente não esconde alguma coisa?
Qual empresa fala que seus produtos e serviços não tem qualidade? Mas, qual efetivamente não solta absolutamente nenhum produto dentro da chamada "margem de aceite"?

Se tudo fosse assim tão maravilhoso, hoje não teríamos mais necessidade de serviços de atendimento, de Procon ou de outros que tem, em suma, a função de fazer com que as empresas cumpram o que prometeram.
Aonde, então está a falha?
Na empresa? Nos produtos e serviços? No atendimento? No cliente?

A maior das falhas está na promessa.
Promete dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade?
Não, não prometo.
Não prometo, até mesmo pq a verdade é uma das questões mais relativas e pessoas de toda a humanidade. O que é a verdade? O que é ser verdadeiro?

Prometo sim, dar aos clientes, pelas ações de comunicação, a informação que leve à compreensão do produto, ao entendimento do mercado, à satisfação de suas necessidades e às formas de como ele pode fazer parte do processo de formação de uma empresa melhor, que faça um produto melhor, que preste um serviço melhor.

A comunicação eficaz é aquela que constrói a relação com o cliente, que o respeita e o faz respeitar a empresa.
A comunicação eficiente é aquela que solidifica a imagem da marca do produto no cabedal de valor do cliente, de forma a construir confiança e, desta forma, fazer com o cliente se torne um parceiro da empresa.
- E assim fica estabelecido, eu produzo, você consome. Tudo bem?
- Claro, mas você vai produzir direitinho o que eu preciso, heim... se não... olha que eu não consumo.
- Fica frio, vou produzir direitinho sim, tudo o que você precisa e da forma como vc precisa. Mas vc também vai me ajudar, vai me dizer o que quer, como quer...
- Claro, e justamente por isso, vou pagar o que cobrar... mas não exagera...
- Certo... até parcelo, tá bom.

Premissa Primeira da Comunicação: criar, estabelecer e fortalecer a confiança do cliente na marca.