segunda-feira, agosto 21, 2006

Um bom seminário

Acabo de sair de um seminário. Daqueles de dia todo que mais parece todo o dia todo. Durante o dia, além claro do tema em questão que estava sendo debatido, pude pensar algumas coisas que fazem de um evento como esse ou um momento que vale a pena ser aproveitado ou um longo e eterno contar de minutos para ver se o tempo está passando.

Uma coisa importante é assegurar que todo o grupo - e enfatizo o todo - esteja comprometido com o objetivo.
Uma das coisas mais irritantes é um grupo no qual uma pessoa fica, a toda hora, levantando questões que por mais educado que o sujeitinho tente ser, todo mundo vê que sua única intenção é bagunçar o coreto.
Nem todo o grupo precisa estar alinhado com o conhecimento necessário para o debate, pois isso pode ser conseguido no decorrer do evento, mas é importante que você tenha absoluta certeza que não haja uma ovelha negra no palco.

Outra boa dica é: seja prático.
Aplique uma prática, um exercício, um debate, sei lá... qualquer coisa que faça o pessoal se mexer logo de cara. Isso, além de fazer com que o processo seja dinâmico, tem dois pontos muito positivos.
Primeiro dá a você, organizador, um balizamento do grupo em termos de informações e intenções.
Segundo, dá ao ovelha negra a oportunidade de falar não para o grupo todo, mas para um grupo menor e, se você conseguir perceber quem é o capeta, já pode enquadrá-lo ali mesmo, sem o desgaste geral.
Muitos, até mesmo, assumem o desconhecimento ou a falta de informações e, em grupos menores, existe mais comprometimento do que em plenário.
Ao saber o que o grupo sabe ou não sabe, você já pode medir o quanto de informações vai jogar.
Afora o fato que, uma prática logo de cara vai dar a impressão que o seminário será agitado e não simplesmente um monte de palavras ditas por um ou dois caras.

Depois da prática, vc está livre para passar a um momento de teorias e mensagens. Lembre-se de intercalar a teoria com mensagens de incentivo, de impacto ou com piadas, qualquer coisa serve para aliviar o ambiente.
Se tiver alguém querendo dormir, quando o grupo se manifestar ele voltará a prestar atenção e não irá, ao menos, querer perder a próxima piada.

Deixe claro os papéis. Tanto do grupo como de cada um no grupo, inclusive o seu. A pior coisa é sair de um seminário sem saber pra que é que você foi até lá.
Pior é que isso a gente percebe nos primeiros dez minutos, por isso, se a sua prática terminar recheada de dúvidas e questões, ótimo, você ganhou o dia, pois todos vão querer resolver o processo até o final do período.

As práticas podem (e devem) ser retomadas durante o dia, seja em menor ou maior intensidade, mas sempre que vc tiver uma mensagem importante, uma teoria nova ou algo que precise da concentração e do comprometimento, o melhor é aplicar uma prática. Deixe a teoria para equalizar conceitos, sabendo que vc jamais entrará da mesma forma na cabeça de todos, mas pode ter sucesso ao fazer com que cada um compreenda seu real papel naquele processo.

Seja como for, boa sorte - esteja você oferecendo ou participando de um seminário. Acredite, vai precisar.