quarta-feira, novembro 22, 2006

Lago ou Lagoa

O texto de hoje até seria outro, mas devido ao desespero demonstrado pela leitora, colega e amiga (não necessariamente nessa mesma ordem) Emília em sua dúvida, sou obrigado a abrir uma exceção e atender ao pedido.

Ela implora que este escriba - ou qualquer outro (para ver o grau do pânico da coitada) - lhe dirima a dúvida: qual a diferença entre um lago e uma lagoa.

Indo ao pai dos burros (o que a Emília certamente já deve ter ido... e se não foi pego-lhe na volta) encontramos a definição que lago é a "acumulação permanente de águas em grande extensão numa depressão de terreno fechada" e lagoa é uma "depressão de pequena profundidade, contendo água, algo como um pequeno lago".

Desta forma, uma rápida análise diria que lagoa não passa de um lago minúsculo, ínfimo, risível mesmo. Contudo, creio ser melhor nos ater ao fato de que um lago é uma acumulação permanente, enquanto lagoa é uma acumulação que não necessariamente tem as características de eternidade.
Ou seja, lagoa seca, lago não.

Muitos disseram que o lago seria a formação natural e que a lagoa seria aquela provocada pela ação do homem. Ou vice-versa.

Outros diriam e chegaram mesmo a dizer que tudo depende de quem descobriu ou batizou o local. Se homem é lago, se fêmea, lagoa. Contudo, a versão foi rapidamente colocada de lado.

Alguns, mais técnicos, levaram sua filosofia para questões mais intestinais do acidente natural (gostaram dessa heim... pensaram que eu tinha cabulado essa aula na 4a série...) e colocaram que a denominação depende da profundidade, da capacidade de armazenamento de água, da temperatura que a água armazenada apresenta, sua coloração e outros meandros químicos que fiz questão de não prestar atenção tamanha asneirice que chegou-se na discussão.

Ao final, quando tudo resumiu-se ao fato deste ser um excelente tema para a crônica do dia, duas conclusões foram consenso.
A primeira é que como absolutamente nenhum dos presentes iria, em tempo algo, ter a oportunidade de batizar um lago ou uma lagoa, pouca importância a diferença teria, pois iríamos lá chegar e a placa estaria pronta.

A segunda, mais contundente, foi que a diferença não tem a menor importância e como a própria Emília não conseguiu explicar o pq de sua dúvida, houvemos por bem encerrar a reunião.