segunda-feira, novembro 06, 2006

Achamos o manual da máquina de costura

Há algum tempo escrevi contando como um simples presente para minha querida sogra havia se transformado em uma verdadeira batalha campal familiar pela busca do manual de instruções em português de uma máquina de costura.Diversas empresas fabricantes do referido equipamento escreveram a este cronista dizendo que "certamente" não estava me referindo a nenhum produto por elas fabricados pois todos continham o dito cujo manual no dito cujo idioma. Diversas, inclusive a fabricante do tal maquinário.Segundo esta, o manual no idioma necessário ao entendimento (afinal de contas, burro sou eu que não sei ler em russo ou em sérvio... concordo, ignorância mata) se encontrava na parte inferior da embalagem, atado ao isopor de proteção por uma fita adesiva de textura plástica, mui provavelmente na tonalidade semelhante à palha, um pouco mais escura, mas não chegando ao marrom.Rezando para que minha distinta sogra ainda tivesse o tal isopor, fui até sua residência no dia seguinte ao mail da empresa. Para minha surpresa o isopor não somente se encontrava ainda na caixa, como inteiro e em uso - traduzindo, ela guarda a máquina na caixa original e com o isopor.... tirando esta sogra já em uso, mas ainda em bom estado de conservação, alguém mais faz isso? Guardar o isopor da embalagem?.... isso ainda dá uma crônica.
Bem, e não é que para surpresa geral e de felicidade geral de todos, na parte dos fundos do isopor, tal qual descrito pela mensagem empresarial, lá estava, atado e em embalagem plástica, o manual em português - e português do Brasil, não de Angola, de Portugal ou de Cabo Verde.
Setenta e oito pedidos de desculpas depois, hoje ainda penso: pq é que raios o manual em inglês, espanhol, russo, sânscrito, tcheco, tailandês, chinês, árabe e dois idiomas que até hoje não consegui decifrar a origem (tem um estudioso aqui comigo que jura que é uma escrita Maia que conta o segredo da vida eterna, mas deve ser lido de trás para frente, de baixo para cima, do fim para o começo e com imagem refletida, trocando-se cada ponto por vírgula e cada "r" por "h", daí fica facílimo de qualquer sogra entender)... mas dizia que pq é que esse manual vem logo de cara e o em português todo amarradinho debaixo do isopor.
- É para proteger melhor...
Depois dessa resposta, expressa por integrante da família, até hoje não entendo pq minha mulher está nervosa... só pq fiz uma analogia com as perguntas do Lobo Mau, vestido de Vovozinha, à Chapeuzinho Vermelho....
Mas a todos que se preocuparam, meus agradecimentos, e afirmações de que o manual e o autor da resposta passam bem... pena que tenha quebrado o isopor.