segunda-feira, outubro 30, 2006

O vilão chamado tomate azul


Senhoras e senhores leitores,
Prezados colegas escritores, cronistas, poetas e organizadores de textos,
Companheiros jornalistas, rps, publicitários, marketeiros e comunicadores,
Estimados comensais e apreciadores da arte da boa mesa,

O texto de hoje é um apelo a todos os que se encaixam nas categorias acima descritas e a todos os que tiverem um mínimo de bom senso na vida (não necessariamente nessa mesma ordem...).
Mais que um apelo, se pudésseis me ver, observariam um ser em súplica, em total resignação por uma causa.
Diziam os antigos profetas e centuriões romanos que, sem uma causa a ser defendida, a vida perde todo o sentido. Pois bem, se até a data de hoje não tinhas uma causa para entregar-te, eis que agora dou-te uma.

Uma injúria tal e tamanha que revolta a mais distinta alma, que faz efervescer o sangue nas veias do mais gélido dos seres... vilania atroz, cuja simples existência faz o coração encher-se do desejo de destroçar quem teve a infeliz e imunda ação pecaminosa.

Pecaminosa sim, pois que outra qualificação (passível de ser escrita nesse horário) teria o ato de terem inventado um tomate da cor azul.
Pois foi justamente isso que uma horda de cientistas espanhóis fizeram ao desenvolver uma espécie geneticamente modificada de tomate, de cor azul.

Inveja pura do país vizinho, a nobre e sempre altiva Itália (nostra bella Itália), ao qual tentam acabar com o molho de tomate, azulando a matéria-prima.
Devem ter imaginado que ninguém mais apreciaria uma boa macarronada se ao invés do rubro caldo, despejassem sobre a massa uma aguada papa azulada. Boa jogada, sou obrigado a admitir, boa mas extremamente baixa... um lance que contraria todos os tratados históricos e internacionais de paz e convivência, jogo limpo a partir de hoje, nunca mais.

Até tentaram justificar. Disseram os espanhóis que o novo tomate tem uma série de proteínas que não podem ser encontradas na variedade comum e poderia ser usado com fins terapêuticos, mantendo características de sabor inalteradas.
Ma che sapore? Quem é que acha que vamos aceitar calados fuzzilli com molho azul... azzurra somente nostra vitoriosa selecione de calcio... Tetra Campeone del Mondo - aliás, lembrando, a marrada do francês na Copa do Mundo já deveria ser coisa patrocinada pelos toureiros espanhóis... certamente!

Pois a partir de agora, está lançada internacionalmente a campanha contra o tomate azul espanhol.
Dio Santo, aonde vamos parar desse jeito? Imagina a mamma...
- Figlio.... viene che a lazanha tá na mesa...
E quando vc chega na mesa dá de cara com um treco azulado fumegante... não dá para comer de forma alguma.

No supermercado tem lata de molho de tomate tradicional, com manjericão, com alho e o lançamento da temporada: molho azul. Não... não dá para aceitar.

Estão todos autorizados a aprontar o maior barraco caso entrarem em algum restaurante e o garçom perguntar se a bracciola é com molho vermelho, branco, rose, azul ou roxo - sim, mistura do vermelho com azul que dá um roxo... seria um rose meio sei lá... capisce?