terça-feira, outubro 24, 2006

E lá se foi o limbo....

Para quem não sabe, limbo não é aquele verdinho que fica sobre as pedras de um laguinho, no qual vc escorrega toda vez que tenta bancar o engraçadinho e tenta se equilibrar, invariavelmente fraturando algum osso de seu esqueleto. Esse é limo.
Limbo, caro leitor, é... ou melhor, era - conforme a religião - o local para onde as almas dos que faleciam se dirigiam para um período de descanso até a decisão (sabe-se Deus de quem... muito provavelmente Dele mesmo) se tinham a entrada permitida no Paraíso ou eram lançadas ao Inferno ou encaminhadas à reencarnação ou alguma outra coisa semelhante - o que dá tudo meio na mesma.
Variações sobre o mesmo tema à parte, o que importa agora é que, como disse, o limbo era isso aí. Sim, era, pois a Eminência Papal, Bento XVI, suprimiu a existência limbal.
Ou em outras palavras: o Papa acabou com o limbo.
Apesar de muitos acharem que o Sumo Pontífice não leu o início do meu texto e confundiu limbo com limo e ao querer limpar algumas pedras do lago do Vaticano, acabou acabando com a sala de espera das almas, integrantes da assessoria papal dizem que o sucesso de João Paulo II obteve informações seguras de que não mais havia necessidade do limbo e, assim, em um claro processo de reengenharia espiritual, houve por bem eliminar o degrau.
Com isto, analisam alguns, o homem mesmo que ainda encarnado, fica mais próximo do Paraíso, pois não precisa limbar (ato de ficar no limbo) para ir tocar harpa. Ou "pegar o elevador para baixo", que a opção fique clara!
Seja como for, o ato papístico criou um enorme problema para o vocabulário mundial, que já havia incorporado ao linguajar cotidiano a expressão "deixar no limbo". Especialmente o universo empresarial utilizava de forma freqüente o termo:
- Sabe aquele projeto que vc apresentou na última reunião?
- Sei, saiu?
- Não, ainda está no limbo.

Para bom entendendor, isso quer dizer: esquece!

Claro que ficam algumas indagações em relação ao ato de Bento. Teria ele tido uma visão das almas indo direto ao Paraíso ou ao outro lado e, desta forma, estando o limbo ao léu, achou melhor desativá-lo? Ou estaria ele apenas testando o homem, pois sem ter aonde esperar ou vivemos com retidão e vamos aos Céus ou caímos no abismo infernal.
Se isto for, Bento teve boa intenção. Boas intenções das quais, segundo dizem, o inferno está cheio.
Enquanto o Papa nos deixa no limbo sobre como tomou a decisão ou, melhor dizendo.....aliás, vejam bem, os dicionários terão que ser alterados.
Ahá, descoberto o segredo: é tudo lobby da indústria de dicionários.
"Nova edição atualizada. Versão com CD e sem limbo"