terça-feira, outubro 17, 2006

Córrego Azul

No final dessa noite de terça, o Córrego Ipiranga - aqui em SP - foi invadido por um líquido azul.

Independente do fato dele, esteticamente ter ficado até mais bonito, o fato é ecologicamente, socialmente, economicamente e comunicacionalmente uma tragédia.

Ecologicamente pois, apesar da minha preferência, na natureza a cor azul não é a mais utilizada. Enfim, se a água do Córrego do bairro no qual foi proclamada a Independência do Brasil, azulou-se foi pq nela lançaram alguma coisa que não deveria ter sido jogada. Enfim, poluição.

Socialmente pois o fato apenas demonstra que está longe o dia em que as pessoas terão consciência de que tudo que é jogado nas ruas vai parar nos rios e córregos da região. É como diz meu amigo Romane, o Brasil é um país no qual de nada adianta desenvolver ações de educação ambiental, enquanto o povo não tiver educação sanitária.

Economicamente pois os prejuízos financeiros do ato são elevadíssimos. Quais? Somente a mobilização dos órgãos governamentais para evitar a proliferação e detectar o ponto de lançamento custa sim aos cofres públicos - Ah, mas essa é a função deles..., Será? Tenho cá minhas dúvidas.... É como digo, é muito fácil colocar câmeras de vigilância para pegar o ladrão: difícil é evitar o roubo.

Comunicacionalmente pois deu qualquer problema com água, mesmo com a água do Córrego Ipiranga, é culpa da Sabesp. E se não for? Bem, aí eles mandam a nota, dizem que não é culpa deles, fazem alguma coisa. É como o padre sempre diz: na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença.... parece que a relação da Sabesp com a Imprensa é um casamento.... vamos lá, antes assim.

Mas como? De onde é que veio o raio do líquido azul?

Sei lá.... estamos pesquisando, averiguando, serviço de caçador.... quando descobrirmos eu conto quem foi o vilão da história... Por enquanto deixa em desmentir o que as rádios estão dizendo..

licença.