sexta-feira, setembro 29, 2006

Falando de responsabilidade


Com algumas coisa na vida a gente pode brincar. Na verdade, com muitas até deve brincar... caso contrário dificilmente agüenta o tranco.
Algumas vezes até com a própria vida a gente pode brincar. Não com a vida propriamente dita, mas sim com o fato de se estar vivo - que, sejamos sinceros, é um conceito extremamente relativo.
Agora, uma coisa que de forma alguma se pode brincar é com a qualidade de vida: a brincadeira deve ser uma proposta para melhorar a qualidade de vida, nunca nada diferente disso.
Por isso que não consigo entender algumas ações de certas pessoas que, imbuídas de um poder que lhes foi temporariamente outorgado, usam de sua visibilidade para tomar decisões que colocam em dúvida mais do que sua responsabilidade: a sua sanidade - ainda pior em certos períodos quadrianuais, no esgotar da outorga do dito poder, despejam aos quatro ventos o que bem lhes vier à cabeça (figurativamente falando, é claro) na tentativa de obter uma prorrogação da concessão.

Algumas vezes dá vontade de, após ouvir algumas de suas bravatas e fanfarrices, chamá-los ao canto e perguntar se realmente estavam falando seriamente.
Por exemplo, quando algum outorgado exclama que irá buscar para a operação dos serviços de saneamento de uma cidade uma empresa melhor e mais competente que a Sabesp - ok, ok, eu sei que é fácil para mim falar da Sabesp, afinal de contas conheço esse Gigante e sei do que é capaz e que, tal qual todo gigante, em um primeiro momento assusta, mas quando se conhece direito se vê que é um parceiro que, mais que todos, se deseja ter ao lado.

Algumas vezes, como todos, a Sabesp encontra dificuldades e barreiras. A estas, tal como já foi dito, não demonstra outra ação que não a de enfrentar, superar e vencer. Talvez seja justamente isso que tanto assusta a alguns que, mais fracos, não encontram formas de competir a não ser cavando buracos na vã esperança de que em algum deles, a Sabesp torça o pé.
Pois saibam, que são justamente nesses buracos que a empresa coloca todas as pedras que retira das barreiras que encontra e, desta forma, não somente caminha, prossegue, avança, mas pavimenta o caminho para que atrás de si não fique nada que possa estragar as suas conquistas.

Algumas vezes é simples dizer que o Gigante é autoritário, que cobra o que quer, que faz o que quer, que age da forma que quer. Pois bem, sabem qual é a defesa da Sabesp? É continuar fazendo, pois os resultados de seu trabalho falam mais alto que qualquer resposta.
Pois alguns querem que outros não mais tenham a Sabesp.
Hoje de manhã, em um bate-papo que - felizmente - jamais será levado à realidade, disseram-me que uma vez, apenas uma vez, seria muito bom que realmente a Sabesp atendesse ao pedido de retirar-se somente para ver, logo logo, um sentido pedido de socorro, ao som de algum bolero melancólico...

Volta, perdoa... não imaginava que tinha a situação que tinha somente por tua causa. Não sabia que manter é duplamente mais complicado, caro, custoso, difícil do que obter o que somente com tua ação, presença e empenho, havíamos conseguido. Por isso volta, por isso esquece que um dia te chamei de opressora e toma conta da água de meu povo, afasta o esgoto de minhas crianças e recupera o rio que corta minha cidade. Apaga de tua memória as palavras de agressão, os atos transloucados e os documentos apressadamente assinados, todos foram rasgados, eliminados, assim como a saúde, os empregos, a qualidade de vida em minhas ruas foi posta a perder. Vem, volta a agüentar as críticas de um processo que somente os calos de tua alma agüentam.
És fácil te criticar, Sabesp. Difícil é lembrar de ti quando a água sai da torneira, mas se somente por um momento ela faltar, ah, deixa que eu xingo. Pq faltou, pq parou não sei e não quero saber, és tua a obrigação de me dar água mesmo que a culpa pela parada tenha sido minha que não li no jornal que ias fazer hj a lavagem de um reservatório para assegurar que a água que eu recebo seja de primeiríssima qualidade.

Bem, hj chega, mas acho que na semana que vem, vale a pena relatar alguns casos que expressam o quanto o serviço público é maltratado pelos que, pelo prazer de ser contra, acham que podem falar qualquer bobagem.