quinta-feira, setembro 28, 2006

Pilhas recarregáveis

Descobri um dos mais fantásticos lançamentos da história da humanidade e que vem resolver um dos mais profundos problemas do ser humano.
Hoje em dia ninguém vive mais um segundo sem energia (sim... eu sei que ar, água e alimento são fundamentais, mas se a geladeira não estiver funcionando, meu camarada...), o que torna duas coisas na vida essenciais: tomadas e pilhas. Como tomada a gente só encontra grudada na parede, as pilhas acabam se tornado a grande salvação.
Daí inventaram as pilhas alcalinas, para durar mais e depois as recarregáveis, para durar um montão. Continuava apenas o problema de vc ter que ter o carregador para colocar na tomada (olha a parede de novo sendo necessária.... logo, logo vou acabar achando que o essencial não é energia, mas a parede).
Bem, o sempre útil Blue Bus me informa que acabam de lançar as pilhas que podem ser carregadas na porta USB seu computador - para aqueles que, como este analógico escriba, descobriu que existia a tal porta USB há alguns meses, a tal entrada assemelha-se à tábua de salvação de tudo que vc quer ligar no computador e não sabe como.
Basta, no momento da compra do periférico (nossa, chique... periférico..) perguntar se tem saída USB. Se tiver compra, se não tiver, faz cara de superior, vira as costas e vai em busca de outro que tenha - normalmente dá certo.
Bem, a tal pilha, chamada de USBCell tem algumas vantagens, como não ser descartável (o que é inteiramente bom para o meio ambiente), não precisa de carregador, mas só vem - por enquanto no tamanho AA - mais conhecido como pilha pequena (a pilha palito, vulgarmente chamada de pilha do controle remoto, é AAA - o motivo de terem escolhido a letra A para especificar tamanho de pilha é um mistério que, provavelmente, jamais será desvendado...).
Não consegui uma foto da pilha e aí a imaginação começa a formar a imagem daquele palitinho metalizado e da tal conexão USB e, não sei vocês, mas eu não consegui juntar os dois - pelo menos não em um formato lógico que coubesse em algum aparelho.
Mas, quem é que disse que a pilha é para ser usada? Disseram que a pilha existia e que poderia ser carregada na porta USB, não em que tipo de aparelho poderia ser usada, se é que poderia - talvez tenham inventado uma solução para não mais ter problemas de descarregar as pilhas, afinal de contas, se elas não podem ser usadas não vão descarregar... incrível.
Outra coisa não confirmada é se a tal USBCell ganha uma "vidinha extra" se colocada no congelador.
O que? Vc vai me dizer que nunca colocou uma pilha no congelador para ela dar uma "recarregadinha"? Duvido... e caso nunca tenha feito, sinto informar: vc nunca viveu.
O único problema era quando eu colocava a pilha no congelador e, em seguida, alguém enchia o dito cujo com algum coisa mais adequada para lá estar e eu esquecia a pobrezinha. Meses depois, quando iam descongelar a geladeira (sim, nessa época não existia essas coisas modernas e práticas e vira e mexe a gente tinha que descongelar a geladeira: o que era uma alegria pois caia umas pelotonas de gelo e a gente podia brincar com elas.... coisa que as crianças de hoje não fazem) encontravam a pilha completamente congelada, completamente inutilizada e toca a gente tomar pito da vó.

Como? Ah, sim, quando a gente lembrava de pegar a pilha no congelador ela estava com uma carguinha que dava, pelo menos, para usar por mais uma horinha... sei lá pq, mas dava certo.