terça-feira, setembro 26, 2006

Lista


Ontem disse que não gostava de relógios - mantenho.
E também não gosto de listas.
Não pela lista em si, mas pq até hj não vi uma que não desse problema.

É impressionante, mas toda vez que vc se propõe a fazer uma lista (seja do que for, de convidados para o aniversário da sua enteada, de salgadinhos para o churrasco.... seja do que for) alguma coisa dá errado. Ou vc esquece alguém ou alguma coisa, ou reclamam da prioridade, ou não gostam de onde vc pendurou a lista... coloquem isso na cabeça: lista é rolo.

Se for fazer uma lista de convidados para algum evento, alguém vc vai esquecer. Até hj lembro do meu avô contando que viu, reviu, revisou e releu a lista dos convidados para o casamento de minha mãe. Depois de umas trezentas conferidas, distribuiu os convites e no meio da festa (que foi na casa dele) recebe um telefonema de alguém dando os parabéns aos nubentes mas dizendo-se extremamente magoado pelo fato de ter sido olvidado para a celebração e que nunca mais iria sequer falar com ele. Meu avô nunca soube quem foi - o que não lhe fez a menor diferença pois nunca sentiu falta de nenhum bate-papo.

Lista de convidados também tem o problema da ordem...
- Quem vamos chamar?
- Ah, amor, pega papel e caneta... vamos ver.
- Aqui, está, então.. tem a minha mãe, minha irmã...
- Pq é que vc sempre começa pela sua família?
- Tem a sua mãe, a sua irmã, o seu cunhado, a sua tia...
- Agora não adianta mudar. Vc realmente é fogo, Asderbaldo. Vai, continua com a sua turminha.
- O Armando, a Flávia..
- Vc não vai convidar essa biscate na frente da minha mãe!
- A sua mãe, a sua irmão, o seu cunhado, a sua tia....

Se for fazer a lista de compras, tenha certeza que basta entrar em casa para perceber que deixou de comprar alguma coisa. E o pior é que - invariavelmente - vai ser alguma coisa completamente banal, cotidiana e que, na sua despensa, tem exatamente a quantidade de nenhum exemplar. Como é que fomos esquecer disso?

Uma excelente lista publicada na revista Época dessa semana mostra os santos responsáveis por bênçãos e recuperações para enfermidades em partes específicas do corpo. Tem de tudo, de hemorróidas a furúnculos... mas o Ilídio tinha que reclamar que não colocaram o santo para unha encravada.

Enfim, se for fazer uma lista ou esteja absolutamente preparado para ser criticado ou nem faça.

- Asderbaldo, vc esqueceu a Tia Cotinha.
- A sua mãe, a sua irmão, o seu cunhado, a sua Tia Cotinha, a sua...