terça-feira, outubro 03, 2006

Secretárias em serviços públicos


Dia 30/9 foi comemorado o Dia da Secretária.
A Sabesp, reconhecendo o valor dessas profissionais (sem preconceito com os secretários heim... é que, pelo menos até onde eu sei, por aqui não tem nenhum macho secretariando alguém..., se tiver, 1- desculpa a ignorância, 2 - avisa que faço a correção e colocamos na próxima edição do jornal interno que esse, dependendo do chefe, decididamente, precisa ser macho) aliou a oportunidade para mais do que simplesmente presentear, contribuir para o aprimoramento profissional e pessoal de todas.
Mas não foi simplesmente o livro (um presente sempre útil, interessante e valiosíssimo), era preciso que acompanhasse o livro uma carta, uma mensagem da Diretoria da empresa para as secretárias.
Transcrevo abaixo a mensagem que foi enviada - com os parabéns a todas pelo dia (mesmo atrasado, mas sempre válido), com os parabéns à área de Recursos Humanos pela iniciativa, com os parabéns à Diretoria pela mensagem passada e, já avisando aos acham que sai do tema proposto (serviços públicos), lembro que não sei se em todas as empresas comemorou-se o Dia da Secretária (ou se essas datas são valorizadas), mas por essas bandas são essas profissionais que muitas vezes seguram a barra.
Em muitas empresas, se o cliente liga direto para um executivo, é simplesmente orientado a buscar a Central de Atendimento, o SAC, o bispo.... O serviço público não pode (na verdade ninguém deve, mas por aqui não se pode mesmo!) fazer isso: caiu o telefonema, é cliente, se vira, atende, resolve, nada de passar para o departamento do lado, para a área, fingir que caiu na linha.
E sabem pq? Por simples dois motivos.
Primeiro pq é nossa missão, de cada um que batalhou para estar no serviço público, atender o cliente e oferecer-lhe uma solução. Quem não sente isso, a porta da rua é serventia da casa.
Segundo pq é assim que sentimos que estamos fazendo a nossa parte para proporcionar uma qualidade de vida melhor para todos.
Quem não acredita nisso, está na lugar e na hora errada.
E mesmo assim, tem gente que diz que quer coisa melhor do que a gente. Juro que, algumas vezes, dá vontade de dizer então vai, vai buscar, quero ver achar alguma empresa que tenha um grupo de secretárias que te atenda tão bem como aqui, que tenha a preocupação pelo que vc tem a falar como as daqui tem e te orientem à solução do problema, como as daqui fazem.
Dizem que é preciso que todos em uma empresa acreditem no que fazem. Em serviço público é preciso mais do que acreditar: é preciso fazer valer a verdade.
Valeu meninas.... (e se tiver algum, menino...rs)

Esta foi a mensagem de 2006 da Sabesp, para o Dia das Secretárias:

A Sabesp deseja a todas as secretárias, neste ano de 2006, muito sucesso e agradece a colaboração demonstrada......
Opa, espera aí. Pode parar. Essa mensagem já foi usada em 1978 e, mesmo que não tivesse sido, tenha paciência: com absoluta certeza dá para ser mais criativo do que essas mensagens prontas.
Até mesmo porque, neste ano, o Dia da Secretária vai cair em um sábado e aí sempre fica aquela dúvida se os parabéns devem ser dados na sexta-feira anterior ou esperar até a segunda-feira. Tem gente que não gosta de comemorar antes, diz que dá azar. Em compensação, se não falar nada e o chefe da outra secretária der os cumprimentos antes.... como é que fica?
Na verdade, o mais engraçado vai ser imaginar como é que vai ser o final de semana. Aquela frase, que todo mundo que tem a bênção de ter uma secretária sempre diz – "não vejo a hora de chegar segunda-feira para a Luciana resolver isso para mim" – vai ganhar um outro sentido. Afinal de contas, vai ser um final de semana agitado, com eleição, final de mês, enfim, tudo para que realmente se deseje chegar a segunda-feira e, nesses dois dias, em que normalmente todos descansam, os chefes terão a oportunidade de ficar pensando no que dizer para a secretária. Vai dar para ser criativo...
Será que vai ser preciso comprar um presente? "Mas, para quem é que eu vou pedir ajuda, idéias, se o presente é justamente para quem me ajuda, para quem me dá idéias, para quem sempre tem uma sugestão de como fazer aquilo que precisa ser feito e da melhor forma possível para ser feita?"
Ora, vamos.... é possível. Basta comprar alguma coisa que você tenha certeza que ela precise. Algo assim como uma.... ou como um...
Como?
Como se precisa dela. Como sua presença, sua amizade, seu profissionalismo, sua dedicação é especial e essencial.
Como aquela boa e velha mensagem de 1978 ou de qualquer outro ano que, mesmo já tendo sido usada várias e várias vezes, mudada um pouco, mas sempre termina da mesma forma: com um muito obrigado.
E assim é que vai ser. "Nesta segunda-feira, um pouco mais do que nas outras segundas-feiras, vai ser muito bom chegar no trabalho e ganhar o meu presente: o presente de ter a certeza que você vai estar lá e que é isso, mais do que tudo que eu preciso para ser quem sou e, juntos, fazermos dessa empresa o que ela é".
Sendo assim....
A Sabesp deseja a todas as secretárias, neste ano de 2006, muito sucesso e felicidade, agradece a colaboração demonstrada a cada dia e a parceria em cada momento.
A todas as secretárias, nosso muito obrigado.