segunda-feira, outubro 23, 2006

A Jumentinha Pintada e a Zebra - macho


Nos jornais de hoje, uma notícia simplesmente acabou com o meu dia. E, entendam, caros leitores, a gente lê o jornal pela manhã e isso quer dizer que o dia acabou logo cedo. E sendo uma segunda-feira, acabou a semana...
Li, uma notícia que me tirou o pouco de esperança que ainda tinha na dignidade do ser humano e afirmou a certeza de que, por melhor que seja a intenção, não adianta, somos uma espécie fadada ao apodrecimento moral, ético e espiritual. Se o Papa Bento XVI não tivesse acabado com o limbo (aliás, alguém ai me lembra de escrever sobre isso amanhã.... já viram absurdo maior?) todos iríamos padecer até o final dos tempos.
A notícia à qual me refiro é a de que em um zoológico, em cuja cidade recuso-me a dizer, uma pobre jumentinha teve a pele pintada com carvão, imitando listras a fim de enganar uma pobre zebra (no caso um zebro ou melhor zebra-macho) que sentia-se abandonado e não conseguia encontrar motivo para ater-se à vida.
Sem saber o que fazer os tratadores apelaram ao desespero e ao se depararem com a jumentinha ali, pastando, calma e serena, não tiveram dúvida, riscaram-lhe o couro fazendo com que, desta forma, a pobre tomasse contornos de uma zebra e, com isso, a zebra - o macho - visse a zebra - a jumenta pintada - e voltasse a desejar ter relações com outra da mesma espécie - ainda que falsificada.
Até o final da edição desta manhã, o coito não havia ocorrido, pois a jumenta pode ser parenta da burra, mas também não é assim qualquer zebra - macho - que chega e ela vai logo deixando ter intimidades. Os tratadores apostavam no velho ditado que diz que, de noite, todos os gatos são pardos, e esperam para essa noite o primeiro intercorso zebral.
O filhote deste curioso cruzamento, caso ocorra, será o primeiro caso mundial de zebrumento pintado ou jumenzebra (lembram de uma coleção de figurinhas de chiclete que fazia essa brincadeira de misturar animais?).
Contudo os tratadores temiam que devido ao esforço empregado durante o ato, a jumenta transpire demais e as listras de carvão escorram, deixando-a sem maquiagem. A reação da zebra - macho - neste caso, é um mistério. Irá ele parar e relinchar (zebra relincha?): mas o que é isso? que palhaçada é essa? uma jumenta travestida?
Ou irá o zebroso animal, mesmo enganado, apaixonar-se pela jumentinha, mesmo despintada, e entregar-se aos prazeres da carne, em um despreendido: não tem zebra, vai na jumenta mesmo.
Bem, seja como for, apenas me resta, confirmar a frase da Dna. Izildinha, vendedora de cosméticos que ia na casa da minha tia em Ribeirão Pires: uma boa maquiagem resolve tudo.
E, para findar, desejar ao casal que sejam felizes e superem as diferenças, que compreendam um ao outro, que encontrem, na companhia de suas patas entrelaçadas.... não, isso deixa prá lá; no aconchego dos ombros...lombos amigos e que não sejam meras listras do destino que espacem o sentimento de união que floresceu na savana zoológical.