terça-feira, novembro 28, 2006

Marcas... uma pesquisa


O sempre útil Blue Bus traz na data de hoje uma pesquisa do igualmente fantástico Media Post revelando que marcas fortes ativam emoções positivas no cérebro

Na íntegra;
"Marcas fortes ativam uma área do cérebro envolvida com o processamento de emoções positivas e associada à auto-identificação e recompensas. É o que indicam os resultados de mais uma pesquisa que procura entender as reações dos consumidores diante da propaganda monitorando a atividade cerebral. Desta vez, o estudo foi apresentado hoje por um grupo de pesquisadores na Radiological Society of North America, em Chicago. A ativação dos cérebro por marcas fortes não estava relacionada, no entanto, à categoria de produto ou serviço dessas marcas. E o estudo diz ainda que as marcas fortes foram processadas com menos esforço. As marcas fracas, no entanto, mostraram alto grau de ativação de áreas do cerebro envolvidas com a memória e com respostas emocionais negativas".

Que o estudo das marcas, suas sensações e efeitos é efetivamente a nova e talvez uma das mais importantes facetas do universo da Comunicação, não tenho a menor dúvida.
Basta saber se os profissionais da Comunicação vão parar de fazer bobagem e perder espaço, como tem feito até hoje (jornalistas x relações públicas, publicitários x marketeiros, jornalistas x jornalistas) e "agarrar esse touro na unha e na raça.

Como já disse, entender de marcas é uma coisa tão nova, tão inovadora que dificilmente algum profissional sem que seja o de comunicação está preparado para isso.
Entender o quanto uma determinada marca influencia a vida de uma pessoa soa como uma grande bobagem... Ótimo, deixa continuar assim, pois enquanto acham que é bobagem, a gente aproveita.
Entender de marcas não é assim tão difícil. O complicado é saber como lidar com elas. Até mesmo pq não existe marca ruim, marca boa, marca positiva, marca negativa. O que existe, conforme diz a pesquisa é marca que desperta sensação boa, sensação positiva ou vontade de vomitar.
Entender de marcas é entender como e com qual intensidade toca o "sininho" dentro das mentes e corações quando se fala o nome de uma empresa / de um produto. Se tocar forte, bom sinal.... caso contrário, busca outro cliente meu caro.

Volto ao tema... até mesmo pq sou de comunicação e isso muito me interessa hoje e no futuro.

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