terça-feira, maio 30, 2006

Chuveiro


Prezados leitores, solicito vossa prestimosa ajuda para a solução de um dilema que aflige este escriba: qual o melhor critério para a compra de um chuveiro?
Aparentemente um artigo simples, abestalhado até, é um verdadeiro flagelo para ser escolhido. Quem teve a paciência de ir recentemente a qualquer loja de material de construção e passar na área de metais para banheiro sabe o que estou falando.
No meu tempo era bem mais simples. Em 99,9% das casas tinha aquele Lorenzetti cheio de fio atrás. Uma primor de tecnologia, com um controle deslizante Verão e Inverno que regulava a temperatura da água e que, invariavelmente, te dava o maior choque sempre que você tentava mudá-lo de posição.
Em casa era, então, um festival de choques. Eu gostava (como ainda gosto) de banho mais frio, minha mãe de água escaldando, meu avô meio nem lá nem cá e todo mundo tomava choque. Se alguém ficasse escutando não sabia se era um banho ou o ensaio de uma orquestra (pena que mudamos, após todos os anos tomando choques, estávamos até que afinadinhos... poderíamos até montar um conjunto: Os Chocados, Os The Choques).
Mas o tempo passa, as duchas tomam conta do mercado e hoje, em uma simples e modesta casa de material de construção, pairam à nossa frente dezenas de modelos de duchas, chuveiros, com prolongadores, extensores, desviadores, chuveirinhos - esses são os melhores...
Lembram que, nos idos tempos de 1990 (quem houve até parece que faz um tempão) era um cano de borracha, geralmente branca (explico, branca quando era comprada, pois dois dias após a instalação já estava cinza esverdeado), com um apetrecho na ponta que era um chuveirinho com um plug plástico que ia e vinha, abrindo e fechando a água - coisa, literalmente, do arco da velha.
Bem, hoje em dia os chuveiros ou duchas são verdadeiras obras de arte, suas curvas, formas, designs, espaços, são coisas que efetivamente não são para qualquer um.
Tem desde uma duchinhas minúsculas, pequenas mesmo, ínfimas até, mas que prometem uma pressão que - se você não tomar cuidado - vai te grudar na parede do box.
Tem umas verdadeiras caçarolas, enormes, gigantescas, que devem ocupar metade do espaço do box, que promete uma quantidade de água caindo sobre você somente assemelhada a uma cachoeira.
Tem as médias, que dizem ter boa pressão, boa quantidade de água, bom desempenho... tudo é bom... vai saber... bom para mim é uma coisa, para você é outra? será que eles são bons em qual conceito?
Tem uma que parece uma flor. Fico até em dúvida se tomo banho ou fico apenas observando, pensando na vida, no raiar do sol, no canto dos pássaros...
Tem uma que é fantástica, parece para casal, com duas espátulas que se movem. Se o casal estiver de bem dá até para dar uma viradinha para aproximar, mas se estiver de mal, vira para o outro lado que nem se encostam.
Tudo isso para uma coisa que é básica: tomar banho, um ato que de simples higiene, passou a ser um momento de prazer, de descontração, de relaxamento, vilão do uso racional da água, mas uma das melhores coisas da vida.
Parece que o ser humano nasce sabendo tomar banho. Tem que lembrar que existem certas partes do corpo que, tal qual a barriga, as coxas e os braços, também precisam ser limpas, como atrás da orelha, mas, passado um rápido período de adaptação, todo mundo toma banho com um profissionalismo ímpar.
E, apesar de ser uma coisa que todos fazer, dificilmente se encontram comparações: pois saiba que eu tomo banho melhor que você!
- Que nada, você não viu o Fasbindo... esse é que sabia tomar banho.
- Ah, o falecido....que saudade do falecido... ele tomava um banho!
- Meu pai toma banho melhor que o teu.
- Meu filho um dia vai ser executivo de uma multinacional. Verdade, dá para saber só pela forma como ele toma banho.
- Menina, você viu como a filha da Martha toma banho? Vai sair igualzinha a mãe.
- O casamento deles não ia dar certo mesmo. Também, da forma como ele toma banho...
- Vocês viram a nova edição da revista? Mostra tudo sobre o banho dos famosos.
- Olha, banho por banho, eu prefiro o meu, mas sabe como é... gosto não se discute.
E enquanto o povo briga, ou melhor, não briga pelo estilo do banho, os fabricantes de chuveiros e duchas lançam novos modelos de equipamentos para fazer do banho nosso de cada dia um momento ainda melhor.
Taí, nunca tinha imaginado que tinha alguém se preocupando com o meu banho.... nem nesse momento dá para ter um pouco de paz, qualquer dia vão lançar o imposto do banho.

2 Comments:

Blogger MM said...

Ahahaha... meu pai construiu uma "casa de campo" um tempo atras... Colocou aquecimento solar e o escambau... Meu marido tanto encheu os ouvidos do sogro, ele acabou se rendendo à uma sofisticada ducha, uma não duas, uma para cada banheiro, com direito à misturadores e tudo o mais... Acontece que logo que a casa foi inaugurada, não tinha sol algum tempo... sem sol, cadê a água quente??? Meu pai não teve dúvidas, foi lá na C&C e comprou o primeiro lorenzeti elétrico que encontrou!

7:07 PM  
Blogger Sérgio Lapastina said...

é como sempre digo... um dia bom, sempre bom...mas o que seria do novo se a gente não tentasse sempre, não é..... valeu a visita e volte sempre. sl

6:56 PM  

Postar um comentário

<< Home