segunda-feira, maio 29, 2006

Como abrir e-mails

Se vocês forem a qualquer livraria irão ver que uma das prateleiras com maior variedade de títulos é a de auto-ajuda. Chega a ser fora do normal o quanto as pessoas buscam ajudar a si mesmas, o quanto de benemerência, de altruísmo, de desapego existe de uma pessoa para com ela mesma. Técnicas e mais técnicas de como, em um período de tempo de 6 a 24 horas, com um intervalo der 7 a 120 passos, de várias maneiras você, meu amigo, meu irmão, acredite, você é seu melhor amigo e você vai ajudar a sua vitória a acontecer - quem quiser saber mais, favor escrever para receber os dados da conta corrente para depósito.

O que, contudo, nenhum desses livros conseguiu ainda ensinar é como fazer para enviar um e-mail para uma (ou mais) pessoa(s) e fazer com que a mensagem seja aberta rapidamente.
Tem gente que fica com o micro conectado o tempo todo. Daí a mensagem chega, o cara com dois ou três cliques resolve tudo.
Mas tem aqueles que se você mandar o e-mail hoje, meu caro, senta e relaxa, pq tua mensagem somente vai ser aberta em uns três ou quatro dias.

A única coisa que já li a respeito de etiqueta virtual (chiquérrimo, não?) foi que você tem que responder ao e-mail recebido, nem que seja com uma mensagem automática. Agora, se você tiver condições de editar sua mensagem automática, por favor, por tudo que você deseja de bom para as futuras gerações do planeta, mude o "recebemos sua mensagem, obrigado. iremos responder o mais brevemente possível".
Sei lá, põe algo mais agradável. Algo do tipo "Olá você! Que bom que você escreveu para mim e que pena que não posso te responder pessoalmente agora. Mas não se preocupe, sua mensagem não irá - ainda - para a lata de lixo. Se for realmente importante o que escreveu - o que sinceramente duvido - liga pra mim, estou aqui sentado trabalhando - coisa que, aliás, você também deveria estar fazendo". Entendeu, algo assim...

Na verdade, não abrir uma mensagem eletrônica assim que ela chega é uma técnica antiquíssima de dissimulação. Com absoluta certeza, em 24 horas (contudo se você der 48 horas, a absolutidão da certeza é mais assegurada), o assunto já se encerrou, foi resolvido por outro babac..... ser e você nem teve que meter as mãos.
E como desculpa, caso venha a ser cobrado pq não fez, ainda pode dizer, com a maior cara de santo que não sabia, que o e-mail nunca chegou e até mesmo ficar nervoso por não ter sido informado do assunto.

Assim, o ideal - já que nenhum livro vai ensinar - é mandar a mensagem e, em seguida, ligar para quem você a mandou e dizer que é para ele abrir a caixa postal imediatamente. A questão é: se você vai ter que ligar, pq é que não combina diretamente com a pessoa, precisa mandar e-mail?
Ah, claro, fica registrado... fica formalizado.
Então, meu caro, sinto dizer que o problema é você: se você tivesse o mínimo de respeito, o cara do outro lado - seja do micro ou da linha - ia trabalhar em conjunto contigo.

Mas, como tudo nessa vida tem solução. Não se desespere. Seus problemas acabaram. Não importa se a mensagem que você tem para passar é positiva ou negativa. Tanto faz se é uma promoção ou uma demissão. Seja notícia de nascimento ou doença. Tudo será imediatamente aberto se você conseguir criar uma frase interessante, impactante no campo "assunto" (que em algumas versões também vem grafada como "subject").
O conceito de interessante é que é interessante. Esqueça o criativo, esqueça o bom, fuja do relevante: interessante é o que traz vantagem e se essa for material, sua mensagem será aberta imediatamente. Agora se além de material, for financeira, meu amigo, seu e-mail será aberto antes do da esposa do cara para quem você enviou.

Claro, se depois o corpo da mensagem estiver uma absoluta desgraça, com uma notícia não tão.... digamos.... alvissareira... bem, aí meu caro, o problema é teu.
Mas, sinto muito, a garantia da dica era até o teu alvo abrir o e-mail e isso ele fez, não fez?
Por falar nisso, não é bom você sair correndo que ele não só abriu tua mensagem, como a leu e está indo para tua sala tirar algumas satisfações?
Se eu fosse você............