terça-feira, junho 13, 2006

Brasil x _____ - vcs vão ter que ler...


Faltou essa na Copa do Mundo.
Não sei se todos os estimados leitores tem o hábito extremamente saudável de olhar, vez por outra, o atlas geográfico. Lembram? É aquele livrão que a gente tinha que comprar todos os anos quando estávamos na escola (quem tem filhos sabe que, por mais que se queira, todo ano exigem um novo - também, é um tal de mudar o nome do país, separa esse ou aquele pedaço, muda a capital, ô gentinha que num sossega o facho....).

Pois saibam que ao observar os mapas, coisas maravilhosas podem ser encontradas.
Admito que até a presente data nunca tinha parado mais do que alguns parcos segundos sobre o mapa detalhado da Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.
Em verdade sou obrigado a dizer que se perguntassem algum detalhe sobre tal localidade, a resposta seria um sonoro: não.
Por exemplo, não sei a moeda corrente dos Açores; não sei o código do DDI para lá; não sei a língua nativa; desconheço a religião praticada; não tenho a menor idéia do prato típico; ignoro as cores da bandeira; não sei detalhes do clima; desconheço características da fauna e da floro; sei lá qual a dança típica e, por fim, não sei qual o placar do último jogo da seleção local - apenas para não perder o espírito da copa...
Mas uma coisa sei de lá, algo que somente pude saber olhando o mapa.... se alguém perguntar que raio estava eu fazendo olhando mapa da Ilha de São Miguel, juro que xingo..., entendido?
Pois saibam, incautos leitores que é lá, não em nenhum outro lugar, mas lá e somente lá que, bem ao lado de Paupique e Selada, não muito distante Arrasto, na formosa Serra da Tronqueira, fica de forma oficial e formal o lugar que todos - menos os que lá habitam - não existia.
É lá que está, para quem quiser ver e conhecer o próspero e progressista município de Cu de Judas. Obviamente, igual a muito dessa esplendorosa terra, ignoro se seja efetivamente um município, um vilarejo, uma província ou algum outro conglomerado, mas que está lá... isso está.
O problema de saber que algum lugar existe é que imediatamente nos vem à mente uma pergunta. Como será que denomina-se os nascidos em Cu de Judas.... prefiro encerrara a crônica, esperando que na próxima copa, tal localidade tenha se emancipado e possamos desfrutar do clássico Brasil x Cu de Judas.
um último adendo: se os locutores esportivos ficaram sem graça cada vez que o goleiro da seleção de Costa Rica pegava na bola, só pq o coitado se chama José Porras... imagine a transmissão desse jogão de bola!!