segunda-feira, julho 03, 2006

Final de Copa - Pq acabou?


Ahá.... vocês pensaram que eu tinha esquecido... pois é, esqueci mesmo. Na verdade, não foi esquecimento, foi pura falta de tempo. Perdão.

Ahá... vocês pensaram que eu ia falar da desclassificação da seleção brasileira na Copa do Mundo. Pois acertaram, até tinha outro assunto, mas não dá: vou ter que falar sobre isso.


Algumas coisas a gente só vê e sente em período de Copa do Mundo. Não, não é de quatro em quatro anos, mas somente quando um povo inteiro está concentrado em um sentimento: a união. Pena que, nesse caso, não tenha sido correspondido, mas pensem, valeu a pena.

Quantas vezes, nesses últimos dias, você se sentiu participante de um País, de uma Nação. Quantas outras oportunidades você tinha tido para estar com sua família, amigos, companheiros, desconhecidos e gritar feliz da vida a alegria de ser nascido nessa terra?

E só pq fomos eliminados, tudo acabou. O que mudou? Sua família não é mais sua família? Seus amigos? Seus companheiros? Ah, o desconhecido voltou a ser desconhecido e, desta forma, você não mais se importa com ele.
Até, para falar a verdade, essa terrinha é uma droga, quem dera tivesse nascido em Portugal - sim, pq hj em dia todo mundo é fã de Portugal, do Felipão... Nada contra ele, tudo a favor, espero que ele fique em segundo na Copa do Mundo - perdendo apenas para minha eternamente gloriosa Itália.

O Brasil foi eliminado da Copa e tudo voltou a ser como antes. Que nada, está tudo pior, uma droga, pq é que eu fui acreditar todos esses dias que as coisas iam melhorar?

Sabem pq? Pq por esses dias, todos nós tivemos a capacidade de dar as mãos e esquecer as diferenças; tivemos a capacidade incrível de acreditar que juntos poderíamos superar as barreiras e construir uma nova estrela - que se não veio no uniforme da seleção, pq não pode vir em nosso céu?

Só uma coisa realmente me deixou fulo da vida nos dias de Copa. Não sei se todos ficaram sabendo, mas acho que foi no jogo das oitavas de final, aquele que ganhamos de Gana; um grupo de manifestantes desfilou pelado em plena Avenida Paulista.
O protesto, óbvio, era contra a concentração de atenções do povo brasileiro no futebol. Enquanto muitos ainda tinham fome, muitos sentiam frio, muitos estavam desempregados, muitos não tinham onde morar, muitos eram esquecidos, o País inteiro estava unido na frente da tela da tv vendo um jogo de futebol. O país inteiro, menos um grupo de pelados na Av. Paulista.

Apenas dois comentários:
- será que os Pelados da Paulista não entenderam que tinham que se revoltar não contra a Copa ou contra o futebol, mas sim contra o fim daquele sentimento assim que a Copa acabasse. Vamos todos voltar a gritar juntos, a ficar irmanados, a favor do futebol claro, mas também contra a fome, a pobreza e usar a mesma força, a mesma emoção, a mesma raça para que todos possam torcer juntos não somente na próxima Copa, mas todos os dias. Que tal?

- pq será que todo mundo que faz protesto pelado é pelancudo e gordo, peludo e feio, cheia de celulite e com os peitos caídos? Será que não tem como, da próxima vez que forem juntar um grupo para sair pelado na Av. Paulista, podem chamar algumas pessoas medianamente bonitas? Nem precisa ser modelo fotográfica, basta ser interessante para se olhar. Pq, sinceramente, toda vez que alguém decide sair pelado é para chocar a sociedade, mas não com o ato, sim pelo susto.