quarta-feira, julho 05, 2006

Lançamentos geniais que nunca vão acontecer


Na linha dos grandes lançamentos, a Apple acaba de querer colocar no mercado o iTurn, um toca discos. Isso mesmo, um aparelho para tocar discos de vinil, os bolachões.

Na verdade o produto não existe, mas foi um dos premiados no concurso que a empresa norte americana realizou entre seus usuários para elencar quais os produtos Apple que não existem, mas que, se reais, teria a preferência do público consumidor. O concurso, chamado de 'Apple Imagination', tem como slogan algo que, traduzido, fica mais ou menos algo do tipo: Não existe, mas, se fosse realidade eu ia querer ter um.

Apesar de inovador, inusitado e completamente genial, o iTurn, ganhou apenas menção honrosa. Segundo especialistas, uma enorme injustiça, tendo em vista que o vencedor foi algo chamado iVault, que representa uma central de entretenimento capaz de reunir música, fotos, programas de TV e filmes em um só aparelho, sem fios e com controle remoto de qualquer lugar onde o usuário esteja.

Digo injusto, concordando com os especialistas, pois mais cedo ou mais tarde, essa central multimídia vai existir e se tornar um aparelho comum para a sociedade. Agora, imaginar que uma das maiores promotoras de tecnologia do mundo, vá lançar um toca discos, só na fantasia do criador. E, realmente, se existisse um da marca Apple, seria uma excelente opção de compra.

Primeiro é preciso aplaudir a iniciativa da Apple. Até pode ser que outras empresas tenham ações semelhantes - juro que desconheço - mas soltar um concurso entre usuários fãs da marca, para imaginarem produtos que não existem, mas que se existissem teriam a preferência do mercado, é coisa de gênio.

Quem melhor do que o usuário, cliente, consumidor, chame como vc quiser, pode dizer à uma empresa que produto quer que ela lance, que produtos gostaria de ter daquela marca. Com absoluta certeza devem chegar idéias maravilhosas - claro, um monte de tranqueira - mas se para cada mil porcarias, vier uma sacada de mestre... a iniciativa é válida, lucrativa, tudo de bom.

Na verdade, é algo que até a gente pode copiar. Vc já imaginou que outro você seus "clientes" gostariam que existisse?