segunda-feira, julho 17, 2006

A odisséia do sofá - 1

Lembram daquela vez que pedi encarecidamente que tomassem uma boa dose de calmantes antes de se atreverem a ir comprar duchas e chuveiros? Pois bem, acreditem, mas achar um chuveiro decente pode até vir a ser uma experiência calma e tranqüilizantes se comparada ao processo de compra de um jogo de sofás.
Duas palavras na frase acima servem perfeitamente para a situação: processo e jogo. Primeiro a segunda... já que a zona está feita mesmo...
A correta expressão é jogo de sofás. O vendedor até tem uma explicação lógica - o problema é que cada vendedor de cada loja tem a sua explicação lógica, o que torna a explicação anterior completamente ilógica, inútil e você um completo imbecil por ter acreditado nela.
Se fala jogo de sofás pq você nunca compra um só. Compra o conjunto ou o jogo. Tem lógica... não tem? Pois não, não tem ou melhor, se tem, tem apenas até a próxima loja que fica a exatos 48 centímetros da que você acaba de sair.
Nesta nova se fala jogo de sofás pq o que você está realmente comprando é uma quantidade "x" de módulos. Desta forma, a combinação da quantidade de módulos é que forma o sofá e por se tratar de uma combinação aleatória, se compara a um jogo. Você pode combinar 3 módulos, 4 ou 2 e até mesmo deixar um módulo isolado, apenas finalizando-o com braços.
Uai? Mais aí não é mais sofá... é poltrona, não é? Melhor ir para a próxima loja.
Jogo de sofás, meu caro, desta vez, se refere à infinita possibilidade de combinação dos modelos disponíveis com seu ambiente. Como é que o vendedor conhecia o meu ambiente jamais vou saber... outra loja.
Bem, nessa o termo jogo só poderia ser aplicado ao fato do vendedor estar muito mais interessado no joguinho do computador do que no atendimento ao cliente - no caso eu - que acabara de entrar em seu estabelecimento. Vamos a outra.
Na verdade não existe uma explicação lógica conhecida para a expressão jogo de sofás. É algo assim como folclore popular, sabe como é... tipo saci, cuca, mula sem cabeça, caipora, curupira, sereia, boto.... Melhor ir pra outra loja.
Jogo é uma sinônimo de estratégias que levam à conquista de um novo patamar, de um estágio superior. Jogo é um conjunto de disposições, tal qual vai ser a disposição dos sofás em sua sala. Um jogo de cores, formas, um desafio para ocupar espaços e para alcançar um novo patamar de conforto e qualidade em sua vida. O importante não é o jogo de sofás: é você vencer esse jogo e nós, claro estamos aqui para lhe ajudar. Apavorado, corri para outra loja.

Bem, em resumo. Após um dia inteiro andando em uma porção de lojas - na verdade absolutamente todas iguais (tipo criança, sabem como é, muda o nome, o endereço, mas no fundo são todas iguais) - acabei com o pé moído e sem absolutamente entender pq é que falam jogo de sofás.
Minha vontade era comprar em um caminhão de estava parado numa praça, caçamba aberta e lá dentro tudo quanto era tipo de sofá e, com certeza, muito mais baratos que os que vi na loja... mas achei melhor não arriscar.

Amanhã conto pq o termo processo. E olha que ainda nem cheguei na discussão pelo tecido....