quarta-feira, julho 12, 2006

Regularam o saneamento


Com absoluta certeza pouca gente sabe, mas o Brasil deu hoje um grande passo.
Foi aprovado no Senado o texto do marco regulatório para o setor de saneamento. O Projeto de Lei do Senado 219/06, que estabelece as diretrizes a área segue para apreciação na Câmara dos Deputados.

A grande pergunta que você pode estar se fazendo é: e eu com isso?

Pois saiba que concordo 100% com você. O que é que eu, você, sua tia, o seu Armando da padaria, o seu Clodoaldo da barraca de tomate na feira de sexta, o Xico que conserta tvs de todas as marcas "incrusive as importada e essas nova bem fininha", o Lázaro que cuida da portaria do prédio da frente, o que que é que todo mundo tem a ver com isso?

Saneamento é coisa chata, serviço público e, como todo serviço público, eu quero é que funcione e pronto.
O que eu quero é abrir a torneira e dela sair água. Como é que isso acontece? Sei lá. Não sei, não quero saber e ainda reclamo da conta alta.
Quero é tomar meu banho, gostoso, relaxante, quentinho. E ai da empresa que manda água se eu chegar em casa e não tiver água... reclamo mesmo.
Ah, e também quero água conforme o que a dona Norma me ensinou na escola: um produto incolor, inodoro, insípido, in... ah, sei lá, tinha mais uns "ins" algumas coisas. Quero tudo isso, viu?

Saneamento é cano enterrado e tudo que está debaixo da terra a gente não tem que preocupar. É como diz o ditado: o que os olhos não vêem o coração não sente.... a não ser quando deixa buraco na rua e meu carro passa por cima. Daí, xingo mesmo...

E tem também a parte do esgoto. Pra falar a verdade, não tenho a menor idéia exatamente o que é acontece com isso, nunca me preocupei. Sei que vou no banheiro quando tomo muita cerveja, faço meu xixi; logo de manhã e de noite, faço meu.... é... o número 2... sabe... e dou a descarga.
O que acontece com tudo aquilo eu não sei e não quero saber. Melhor que nem me contem.

Ah, a empresa de saneamento não é também responsável pela limpeza dos rios? Olha, se for, eu acabo de descobrir para onde vai o meu xixi e o meu número 2, pq ô riozinho sujo heim....

Pra falar a verdade esses políticos ficam perdendo tempo com marco regulatório para o saneamento pra que? Vão regular o que, a torneira aqui de casa? Com certeza a conta vai aumentar...

Um tempo atrás, sei lá quando foi, acho que 2003 ou 2004, todo mundo falava que ia ter racionamento, que ia faltar água, que não estava chovendo. Sei lá... por via das dúvidas acabei diminuindo o tempo do banho, fechei a torneira enquanto escovo os dentes e não lavo mais a calçada na frente de casa.
Se ajudou, não sei, mas sei que não teve o tal racionamento e como pararam de falar disso, acho que o risco passou.

E vem esse cronista dizer que teve marco regulatório... que será isso? Sei que quero é ter água na minha torneira, continuar a dar a descarga e... bem, dar a descarga... entendem? Precisa de regulação pra isso?

Bem, se fizeram pode até ser que precise. O povo é esquisito mesmo. Tem vezes que parece carro velho: só pega empurrando na ladeira. Se não cobrassem multa, ninguém usava cinto de segurança. Tinham é que colocar uma multa, daquelas pesadas, bem doídas no bolso pra quem joga papel na rua.
Onde já se viu coisa igual. Isso eu não faço não.
Outro dia um colega da firma estava acompanhando uns executivos da Europa e me pediu para ir com ele até o aeroporto. Meu amigo, deu vergonha ao passar pelas ruas da cidade.
Era só lixo, papel, bituca de cigarro. Acredita que o carro da frente jogou uma lata de refrigerante? E olha que a gente estava na marginal? Se bate no pneu e fura...
Ainda bem que a lata quicou na pista e foi parar no rio. Como o trânsito parou logo em seguida, deu pra ficar vendo a lata boiar no rio.
Meu amigo, o que tem de lixo no rio... Pior é que acho que tudo aquilo não deve vir pelas redes do esgoto não, não cabe. É tudo gente sem educação que joga coisa nas ruas e vai parar lá no rio.
Quando o trânsito andou passamos por uma estação de tratamento de esgotos. Coisa enorme, deve ter custado uma fortuna. Será que meu xixi e o co... o número 2, vão parar é lá? Sei lá...

Agora, se na minha casa tem água e.... sabe que, pensando bem, faz um tempão que não falta água. Não... na verdade faltou no mês passado, mas pelo que li nos jornais era uma manutenção, iam limpara o reservatório. Ainda bem que limpam, vão lá deixar minha água suja que vão ver o que é bom pra tosse.
Mas, será que regulando o saneamento as coisas vão melhorar. Tomara que a conta baixe, isso sim...
Se bem que outro dia, no mercado, minha filha pediu pra comprar um copo de água e sabe quanto tiveram a coragem de cobrar: um real por um copinho de água. Um real.
Pode não parecer nada, mas por pouco mais de vinte reais a empresa que abastece aqui a cidade me entrega 10 mil litros... e nesse preço, segundo eles, já está a parte do esgoto.

Bem, não sei pra que é que vai servir essa tal de regulação. Sei que tenho lido nos jornais que tem um montão de brasileiro que não tem água em casa, que ainda fica doente pela contaminação com esgoto, que um monte de empresas tem deixado as regiões mais secas causando desemprego, que as praias ficam mais sujas se não tiver saneamento... olha, ainda não entendi muito bem, mas espero que regulado todos possam ter em suas casas o saneamento que eu tenho aqui na minha e que, claro, o meu melhore.

Querem saber a verdade? Colocar uma torneira em um buraco da parede e dela sair água é uma verdadeira mágica. Dar descarga e meu xixi ir embora, muito provavelmente para aquela estação de tratamento é outra grande mágica.
Esse pessoal que trabalha no saneamento deve ser gente boa pra caramba... verdadeiro heróis.
Não sei se eles vão ler esse texto, mas se alguém aí conhecer alguém que trabalha em uma empresa de saneamento, faz o favor de passar pra eles os meus parabéns pelo serviço; meu muito obrigado por tudo que fazem por mim, minha família e toda minha cidade, todos os dias; e que essa tal de regulação possa ser boa pra eles, que possa dar melhores condições de trabalho pra todos e melhores condições de vida pra todos nós brasileiros.

Amém.