quinta-feira, julho 06, 2006

Segredos da Coca


Notícia do sempre útil Blue Bus dá conta de que, nos Estados Unidos, três pessoas foram presas ao tentar vender, pela bagatela de um milhão e meio de dólares, o segredo da fórmula da Cola-Cola para sua maior concorrente, a Pepsi Cola.
Segundo as apurações policiais, o esquema que envolvia ao menos um funcionário da Cola teve inicio em maio e foi desfraldado pela própria Pepsi, que avisou à concorrente que havia sido procurada por uma pessoa que oferecia informações detalhadas e confidenciais sobre os produtos da Coca.
Acionado, o FBI colocou agentes disfarçados que deram continuidade às negociações com o trio de meliantes e, no momento adequado, efetuou a prisão sob acusação de fraude, roubo e venda de segredos industriais.

Em primeiríssimo lugar, aplausos à postura da Pepsi. Concordo 100% com a empresa que se tivesse aceitado a proposta - por mais tentadora que fosse - estaria sendo tão culpada quanto os praticantes do crime.
Afora o fato que, por mais garantia que fossem oferecidas, impossível ter certeza de que realmente lhe seriam passados os segredos da fórmula da Coca.
Ainda mais por um valor tão ínfimo. Um milhão e meio de dólares por aqueles que é considerado um dos maiores mistérios da humanidade? É uma pechincha e quando a esmola é muita, o santo desconfia.

Em seguida, vamos ser sinceros: apesar de ter grandes amigos que trabalham nas duas empresas, sou obrigado a dizer que prefiro consumir o produto da Coca. Tenho até tentado reduzir a ingestão do refrigerante - o que deve estar causando verdadeiras trovoadas no repouso de mamã - figura que, em vida, tinha Deus no céu e a Coca na Terra - lembram aquele comercial que o cara levantava no meio da noite para ver se tinha refrigerante suficiente para o dia seguinte, mesmo tendo a garagem lotada do produto, pois é,... foi inspirado na minha mãe. Um dia, juro pela alma da própria, ela ligou pedindo que a acompanhasse ao mercado para comprar Coca sendo que tinha em estoque somente - somente! - 10 garrafas das de 2 litros... vai entender.

Já cheguei mesmo a ler, em algum lugar que a Coca tem mil e uma utilizadades... não todas comprovadas, mas extremamente prováveis.

Agora, penso cá com meus botões: vale a pena saber a fórmula da Coca? Na verdade, pode até ser que a coisa nem seja assim tão estupefante, mas o segredo, o mistério, o clima formado em torno do papel (sim, dizem que está escrito, ou melhor, manuscrito, em um papel nunca digitalizado) guardado em cofres de titânio reforçado, é o que faz valer a pena, ter charme.
Dizem que a segurança em torno do pedaço de papel é maior que a planejada para a Monalisa... vai saber...

Daí, vem um babaca qualquer e por um milhão e meio de dólares quer estragar tudo isso. Que direito ele tem? Que ousadia! Que empáfia! Ora... vá plantar batatas, seu pústula. Tomara que apodreça na cadeia...

Que direito tem esse imbecil de tentar tornar a vida das pessoas sem graça?
Só falta agora vir alguém e contar como é cabeça de bacalhau!

Se os grandes mistérios da humanidade começarem a ser desvendados, que graça vai ter viver?
E a aventura? E o desafio? E o perigo?
Por favor, deixem os mistérios em paz e nos dêem, ao menos, uma razão para continuarmos a buscar o melhor da vida.