terça-feira, julho 18, 2006

A odisséia do sofá - 2

E não adianta reclamar, a compra de um jogo de sofás é sim um verdadeiro processo.
Bem, não.....na verdade não é, pq se fosse um processo tal e qual está descrito em algum lugar que um processo deve ser teria começo, meio e fim. Para comprar sofá tem um começo turbulento, um meio, outro meio, mais um meio, meio, meio, meio, meio, meio......... e o fim que é bom nunca chega - nem quando chega o sofá.
O começo do processo deveria ser a decisão da necessidade da compra do sofá. Certo? Errado. Pois veja bem o seu e diga, com toda sinceridade: vc precisa de um novo sofá?
Aposto que 90% dos leitores disse que sim, o que é plenamente normal. Todo mundo precisa de um novo sofá. Seja pq realmente precisa ou pq precisa acalmar a esposa.
E, além disso, vamos ser sinceros: tem coisa mais gostosa do que aquele seu sofá velhinho, que já tem o formato do seu corpo nele de tanto que você fica deitado, que só você sabe aonde tem a mola solta e portanto deita de lado pra não machucar.... Meu amigo, sofá velho é uma das coisas mais feias e irritantes que existem. Camiseta velha é uma delícia. Panela velha é que faz comida boa. Jogo da velha é uma maravilha, mesmo quando vc perde. Mas, sofá velho... não tem como gostar.
Daí, quando finalmente te convencem que precisa colocar dinheiro em um sofá novo, começou o processo - que muito bem, nesse caso, poderia ser chamado de tortura que ia dar na mesma.
A primeira coisa que a mulher faz é querer ir a uma loja para "ver os modelos". Uma desculpa esfarrapada, completamente mentirosa e que tem a única intenção de te fazer ver uma nova mesa de cozinha que ela está querendo e está em dúvida se você vai gostar.
Mas... e o sofá? Olha, o sofá ela já escolheu muito antes de te avisar que você ia gastar a fortuna que vai gastar para trocar o dito cujo. Nunca se engane, está tudo já devidamente escolhido, planejado e, com quase absoluta certeza, com a participação decisiva da sua sogra, sua cunhada e sua irmã - que se bandeou pro lado dela faz tempo, caso você não tenha percebido ainda.
Na loja - depois que ela te mostrou a mesa da cozinha, o pichichê (não sabe o que é isso? procura no dicionário que eu tenho que escrever o resto da crônica e não tenho tempo para ficar explicando) e mais um monte de móveis - finalmente chega no sofá e ela logo diz que o sonho da vida dela é um modelo chaise-long.
A sua cara de abestalhado diz tudo. Na dúvida entre passar por ignorante para a vendedora da loja ou matar a cunhada, você tenta fazer um olhar pensativo e responde: Mas, amor, tem certeza que este modelo combina com nossa sala?
Aí meu caro, você acaba de dançar. O tal chaise-long é aquele sofá que tem um lado mais cumprido com a desculpa de você se deitar com mais qualidade. Na verdade serve total e simplesmente para incomodar e atrapalhar a passagem. Ah, e é muito, muito mais caro.
Mas como você já fez a pergunta imbecil, a vendedora acha que você tem dinheiro e começa a te empurrar os mais caros modelos que tem na loja. Daí, para desconvencer o raio da vendedora que você na verdade não tinha a menor idéia do que era aquela birosca e não quer um chaise nem long nem curt (sic), vai ser uma briga...
A questão do tamanho do sofá também é motivo para outro debate que não deixa nada a dever ao segundo turno da eleição para síndico do seu prédio: baixaria pura.
Você tem certeza absoluta que aquela lancha que sua esposa está olhando não cabe na sua sala.
- Você que não tem imaginação, Asderbaldo. Se a gente colocar um pouco de ladinho, assim ó... fica simplesmente bárbaro.
Bárbaro vai ser você ficar passando de ladinho toda vez que quiser chegar na janela da sua sala, pq o raio do sofá gigantesco está de ladinho.
- A poltrona pode ser colocada debaixo do abajur, o que você acha?
- Que abajur?
- Ah... não te contei que tive a idéia de colocar um abajur na sala?
- Aonde?
- Na mesinha do canto...
- Que mesinha de canto?
- Ah... não te contei que tive a idéia de colocar uma mesinha no canto que fica do lado da janela?
- Canto direito ou canto esquerdo?
- Ai, Asderbaldo, como você é detalhista....

e, não esqueçam... tudo isso pq você ainda está na primeira loja...